Caçadores de Notícias

Sonho da casa própria vira pesadelo em São José dos Pinhais

Moradores das ruas São João e São Lucas, no Jardim Roseira, próximo à fábrica da montadora Nissan, em São José dos Pinhais, convivem com uma série de problemas desde que compraram suas casas na região, há pouco mais de um ano. Além dos constantes alagamentos causados pelas fortes chuvas da época, as residências recém-construídas sofrem com falhas estruturais.

O auxiliar de serviços Clóvis Galdino de Moraes comprou uma casa na Rua São Lucas há menos de um ano e conta que as enxurradas de verão têm castigado a estrutura da residência. “Nesta virada de ano foi bem sofrido. Estávamos na casa da minha sogra quando fomos avisados que a água tinha entrado e invadido a casa. Foi aquela correria no meio das comemorações. Bem complicado”, relata.

Segundo Clóvis, os alagamentos ocorrem por causa de um córrego a céu aberto e do nível da rua, que é mais alto em relação às casas. “A valeta não foi manilhada devidamente e a cada chuva forte que cai, a água acaba subindo rápido e invadindo as casas. Como a rua é alta, a água entra facilmente. Pra tentar diminuir o estrago até tirei a tampa do bueiro em frente de casa”, explica o morador.

Marcos Borges
Clóvis até tirou a tampa do bueiro para tentar diminuir o estrago.

A residência de Clóvis também apresenta falhas estruturais. A parede da sala tem uma rachadura, que segue toda a extensão da construção. O muro do quintal dos fundos está com uma abertura com mais de cinco centímetros de espessura. “Num dos corredores o piso está afundando e a casa tem outras falhas. E é com todas as casas da quadra. Tem uma que o chão afundou e teve que ser interditada”, afirma.

Clóvis já abriu um protocolo de serviço na prefeitura para solicitar o manilhamento do córrego e o nivelamento da rua. O morador também já conversou com o construtor. “É complicado, porque é a primeira casa e você se dedica e se planeja pra pagar durante 25 anos o seu lar, mas acontecem esses problemas que não são culpa sua. Assim desanima”, desabafa.

Promessas de reparos

O empreiteiro responsável pela construção das casas, Edson Bortolotti, afirma que as condições do terreno baldio ao lado das casas geraram as falhas, mas prometeu realizar os reparos necessários nas residências. “Um engenheiro meu já conversou com os moradores e acredito que depois do carnaval as reformas vão começar”, disse.

Após ser procurada pelo Paraná Online, a prefeitura de São José dos Pinhais enviou um fiscal da Secretaria de Viação e Obras ao local, na tarde de ontem, para checar a situação de Clóvis. Como o terreno é abaixo do nível da rua, a administração vai estudar uma maneira de mexer no manilhamento em busca de solução para o alagamento. Já as valetas a céu aberto, segundo o município, estão dentro do terreno da Nissan.

Voltar ao topo