Servidores da Justiça Federal encerram greve

Os servidores da Justiça Federal, que estavam em greve desde a última terça-feira, suspenderam o movimento em função da aprovação da proposta do Plano de Cargos e Salários (PCS), da categoria, pela Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados. Agora, a matéria segue para a Comissão de Justiça, que deve votá-la no dia 31 deste mês.

Segundo o coordenador-geral do Sindicato dos Servidores da Justiça Federal, Jair Aparecido do Nascimento, os servidores mantêm o estado de greve até que o PCS seja implantado, mas a partir de hoje todas as varas federais funcionam normalmente. "Ficamos dois dias funcionando com apenas 30% do pessoal, na concentração para a votação de hoje (ontem)". A paralisação atingiu Curitiba, Cascavel, Francisco Beltrão, Ponta Grossa, Paranaguá, Londrina, Foz do Iguaçu, Maringá e Paranaguá.

Se aprovada pela Comissão de Justiça da Câmara dos Deputados, o projeto ainda será votado por três comissões do Senado até ser aprovado. Entre as reivindicações dos servidores está o reajuste médio de 30% nos salários – eles acusam uma perda de 100% e plano de carreira. "Dependendo do servidor, houve perdas maiores ou menores, o que resulta em um reajuste diferenciado para cada categoria", diz Nascimento. Uma vez aprovado, o projeto atingirá também os servidores da Justiça Eleitoral e do Trabalho. O projeto que passou ontem pela votação da Comissão de Finanças e Tributação já está na terceira revisão.

Voltar ao topo