Semaflor comemora Semana da Árvore

Guarapuava – A Secretaria Municipal do Meio Ambiente Desenvolvimento Florestal de Guarapuava (Semaflor), está programando diversas atividades para comemorar a Semana da Árvore. Amanhã às 8h30, será realizado um mutirão de limpeza na Serra da Guabiroba. O trabalho vai envolver técnicos da Semaflor, Sanepar, Surg e estudantes do Colégio Rui Barbosa. O objetivo é retirar o lixo do local e dar continuidade ao trabalho de conscientização que vem sendo feito. Nesse local há nascentes que deságuam no Rio das Pedras, manancial que abastece o município.

Os alunos também firmarão um pacto com os moradores da região para a fiscalização da área. A idéia é incentivar as denúncias de depósito de lixo no local.

No dia 21 de setembro, às 13h, no auditório do Sesc, dentro do projeto Escolas em Ação pelo Rio das Pedras, será proferida palestra sobre “Educação Ambiental e Águas”, pelas professoras- doutoras Lucia Helena Gratão e Eloísa Torres, da Universidade Estadual de Londrina.

Este evento é dos pontos altos de um processo que começou em maio de 2003, quando foram iniciados os cursos de educação ambiental para professores da área e entorno da Bacia do Rio das Pedras, em parceria com o Departamento de Geografia da Unicentro e a Sanepar. O objetivo foi estimular os educadores para o desenvolvimento de atividades ligadas à educação ambiental e à proteção das águas. Durante este período os trabalhos foram desenvolvidos nas escolas, para as quais foi fornecido suporte teórico para o desenvolvimento de projetos relacionados a esta temática. O dia 21 de setembro será o momento de encerramento das atividades, apresentação das obras desenvolvidas pelas escolas e premiação dos três melhores trabalho.

Plantio de mata no Dia da Árvore

Londrina

– A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) promove na próxima terça-feira (dia 21), Dia da Árvore, uma série de ações. Haverá plantio de espécimes nativos para recomposição da mata ciliar do Parque Ecológico Daisaku Ikeda e do córrego Tucana (Rua Bélgica) no Jardim Igapó, ambos na região Sul. Ainda está previsto o lançamento do projeto “Monitoramento das Águas dos Parques”, que resultará em dados técnicos sobre a qualidade dos rios que beiram esses locais.

Para as comemorações do Dia da Árvore a Prefeitura de Londrina também está preparando decreto de utilidade pública para fins de tombamento de dez espécies características de Londrina, como patrimônio histórico do município. Segundo a gerente de Educação Ambiental da Sema, Queila Lautenschlager Spoladore, os 13 alqueires do Parque Daisaku Ikeda vão começar a receber plantio de 15 mil mudas nativas a partir do dia 21. O programa “Florestas do Futuro”, financiado por meio de parceria entre a Fundação SOS Mata Atlântica e a indústria de embalagens Dixie Toga, será responsável pelo reflorestamento e manutenção do local durante dois anos. O lançamento do projeto terá participação de alunos de 70 escolas municipais, que farão o plantio simbólico de 50 mudas. Essa parceria entre o setor público e a iniciativa privada, conforme a gerente, resulta em vantagens para o município, que terá melhoramento e conservação da vegetação do parque ecológico sem nenhum custo.

São cerca de 500 espécimes de árvores nativas que farão a recomposição da mata ciliar do local. Para esta ação ambiental, haverá mobilização de moradores do bairro, de alunos da Escola Estadual Margarida Barros Lisboa, da Escola Municipal Maestro Andréa Nuzzi e da equipe da Sema. Visando ao despertar dos londrinenses à importância da arborização e da conservação das espécies encontradas na cidade, a Prefeitura, por meio da Secretaria do Ambiente, vai publicar decreto de utilidade pública para que cerca de dez árvores características e de importância histórica ao município, como a araucária e a peroba, sejam transformadas em patrimônio.

Voltar ao topo