Segurança desocupa outra fazenda invadida pelo MST

A Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) desocupou mais uma fazenda que estava sob a posse do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST). A reintegração ocorreu ontem pela manhã, por volta das 8h30, na Fazenda Bandeirantes, propriedade localizada no limite dos municípios de Laranjal e Altamira, no Centro-Sul do Estado, a cerca de 420 quilômetros de Curitiba.

Cento e vinte integrantes do movimento estavam na região desde 19 de junho, fizeram uma plantação de milho e começaram a criar gado no terreno de 722 alqueires. De acordo com os policiais militares que atuaram na desocupação, os integrantes do MST deixaram a fazenda pacificamente e foram transportados em dez caminhões para acampamentos da região.

Segundo o sargento Jurandir Lima, do Destacamento da Polícia Militar (DPM) de Palmital, responsável pela região, os agricultores sem-terra foram encaminhados para os acampamentos Pingo de Ouro e Cristo Redentor, onde estavam antes de invadir a fazenda.

“Apesar das dificuldades para chegar ao local, distante 30 km de Palmital, tudo ocorreu sem problemas, não houve resistência. O transporte dos agricultores para os acampamentos também foi tranqüilo”, relatou.

O proprietário da fazenda invadida, Renato Luiz Obaldini, alugou os veículos que transportaram os trabalhadores rurais. Representantes judiciários, autoridades e veículos da imprensa local acompanharam todo o procedimento.

Números

É a 37.ª desocupação ocorrida este ano, e a 66.ª feita durante o mandato do governador Roberto Requião. De acordo com ao último levantamento da Sesp, ocorre em média de uma desocupação a cada cinco dias no Estado.

Voltar ao topo