Saúde realiza treinamento contra malária em Foz do Iguaçu

A Secretaria Estadual da Saúde realiza, nesta quarta-feira (7), no Centro de Zoonoses de Foz do Iguaçu, um treinamento para controle, combate e tratamento da malária.. O curso, dirigido a agentes de saúde do município e região, é promovido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Funasa ? Fundação Nacional de Saúde e vai até o dia 16.
Além de capacitar os profissionais, o objetivo é melhorar as medidas de controle da doença através da notificação de casos. “Este é o período ideal para realizar treinamento e atualizar os técnicos, já que os casos acontecem com mais freqüência durante o verão”, diz o diretor do Centro de Saúde Ambiental da Secretaria da Saúde do Paraná, Antonio Carlos Setti.
O treinamento, segundo Setti, é um reforço do trabalho de vigilância epidemiológica na região, considerada de risco por ter a presença permanente do mosquito transmissor, o Anopheles darlingi, também conhecido como mosquito prego.
Sintomas ? O período de incubação da doença varia entre 12 e 30 dias e o tratamento entre uma e duas semanas. Os primeiros sintomas da malária são febre alta, dores de cabeça e no corpo, suor em excesso e calafrios. “Sempre que é confirmado um caso é feita uma vigilância constante na região, para identificar e tratar todos os doentes e assim interromper o surto”, afirma Setti.
Os moradores de áreas onde há incidência do mosquito transmissor também podem ajudar neste trabalho preventivo, diz o diretor da secretaria. “As pessoas devem procurar o serviço de saúde mais próximo assim que apresentarem qualquer sintoma da doença”, alerta.
Durante o treinamento, os agentes de saúde vão conhecer os aspectos históricos da malária, a situação epidemiológica da doença no mundo, Brasil, Paraná e Foz do Iguaçu. Também terão informações sobre como proceder a vigilância (notificação, investigação de caso e tratamento) e instruções para o controle vetorial com inseticida e borrifação, entre outras.

Voltar ao topo