Saúde orienta tatuadores para riscos e exigências da lei

Proprietários e funcionários de estúdios de tatuagem e piercing em funcionamento na cidade estão convidados para a reunião que o Centro de Saúde Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde promoverá nesta quarta-feira (16), das 8h30 às 12h, no auditório da secretaria.

O objetivo é orientar os tatuadores que mantém cerca de 40 estúdios inscritos na Secretaria da Saúde sobre os riscos associados à realização desses procedimentos e, por isso, a necessidade de observar a legislação. Outra meta é regularizar aqueles que ainda não tenham se adequado às exigências legais.

Aplicação de tatuagem ou piercing em condições inadequadas de higiene podem ocasionar sangramento intenso, dificuldades respiratórias e quelóides, além de ser meio de transmissão de doenças graves como hepatites B ou C, tétano, sífilis e aids.

Para preservar desses riscos tanto o cliente como o aplicador, é necessário fazer a correta higienização das mãos e usar luvas e máscara descartáveis, assim como os instrumentos que entrarão em contato com a pele também limpa do cliente.

Para o público, a garantia de que esses cuidados serão observados estão na apresentação de alvará e a licença sanitária. Esses documentos, que devem ser afixados em local de fácil consulta pelos clientes em potencial, significam que as leis 9.000/96 (Código de Saúde), 13.301/01, decreto 5.711/02 e resolução 126/07 estão sendo acatadas e, por isso, o estabelecimento é considerado idôneo para a realização daqueles procedimentos.

Serviço:

Dia 16 de dezembro (quarta-feira)
Das 8h30 às 12h
No auditório da Saúde (Francisco Torres, 831, piso Convenções)