Saúde fiscaliza o uso indevido da clonidina

Equipes da Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nas 22 regionais estão inspecionando hospitais e postos de saúde para verificar se está havendo o uso indevido da clonidina. A manipulação do medicamento foi proibida na última sexta-feira pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) porque a clonidina, que é indicada para controle da pressão arterial, estava sendo utilizada como hormônio de crescimento para crianças.

“Equivocadamente, alguns médicos desprezaram o uso real do clonidina e utilizaram a substância para acelerar o crescimento de crianças. Isso não aconteceu no Paraná, mas estamos agindo em caráter preventivo”, diz a coordenadora da vigilância sanitária de produtos da Sesa, Jussara Ferrato dos Santos. No Estado não foi registrado qualquer caso de uso da clonidina como hormônio do crescimento em crianças. “O apoio da população nessa fiscalização é fundamental. Se virem qualquer médico receitando a clonidina para as crianças, devem entrar em contato com a Vigilância Sanitária dos municípios”, lembra Jussara.

Segundo o Instituto Nacional de Controle e Qualidade em Saúde (Incqs), houve falha no uso do medicamento no Distrito Federal, que pode ter provocado a morte de uma criança e reação em outra. São investigados ainda outros 49 casos de reação em crianças que usaram o produto como estimulador de crescimento.

Voltar ao topo