Saúde em Londrina busca parcerias para atingir meta de vacinação

Com o objetivo de vacinar 168. 813 pessoas na Campanha Nacional de Vacinação contra Rubéola, que ocorre do dia 9 de agosto ao dia 12 de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde tem buscado realizar parcerias com empresas e universidades que tenham ambulatório de saúde. A secretaria vai disponibilizar todo o material necessário para realizarem a vacinação. Essa ação tem o objetivo de fazer com que as empresas e instituições vacinem seus funcionários, auxiliando a cidade a alcançar a meta.

O shopping Catuaí, o Centro Universitário Filadélfia (Unifil) e o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar) já fecharam a parceria e passaram por um treinamento para realizar o trabalho. O treinamento foi nesta terça-feira (29). Outras parcerias também estão sendo fechadas. A Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais (Caapsml) vai realizar a vacinação em seus funcionários, associados e funcionários municipais no prédio da Prefeitura de Londrina.

A Universidade Norte do Paraná (Unopar), a Universidade Estadual de Londrina (UEL), e o Hospital Universitário (H.U.) também vão auxiliar na vacinação. “Os três juntos vão vacinar 16.420 pessoas”, ressaltou. Sandra Caldeira informou que a data para o treinamento para esses órgãos está sendo definida.

Casos confirmados 
       
No ano passado, o Brasil registrou 435 casos confirmados de rubéola na região sudeste; 144 na região sul; 119 na centro-oeste; 114 na nordeste; e quatro na região norte. Já o estado do Paraná, no mesmo período, registrou 63 casos de rubéola, sendo quatro em Londrina. Deste total, 46 homens e 17 mulheres tiveram a doença. Além disso, 38 pessoas que contraíram a doença tinham entre 20 e 29 anos; e 16 entre 30 e 39 anos. Somente este ano, o Paraná já registrou 12 casos da doença. Destes, oito são homens, sendo que seis têm entre 20 e 39 anos.

É devido a esses números que o Ministério da Saúde (MS) pretende imunizar 70 milhões de pessoas, na faixa etária de 20 a 39 anos, com a Campanha Nacional de Vacinação contra Rubéola. O foco da campanha são os homens – que como mostram os números – são os que mais contraem a doença. “Os homens são mais difíceis de vacinar”, afirmou.

Além das unidades de saúde, nos dias 9 e 30 de agosto, 13 de setembro (sábados), uma barraca de vacinação estará à disposição da população no calçadão, em frente ao Banco do Brasil, das 8h às 17h. Ainda no dia 9, o Pronto Atendimento Municipal (PAM) Adulto e Infantil também estará com um posto de vacinação atendendo a população. “E uma Unidade Móvel de Saúde (Unimos) estará na avenida Saul Elkind, em frente à Sercomtel”, acrescentou.