Descontentamento

Sanepar demora para verificar vazamento e irrita população

O descontentamento do massoterapeuta Edilberto Ribeiro Leme, de 57 anos, com a última fatura de água foi reforçado pela situação de negligência por parte da Sanepar, que levou mais de 24 horas para verificar vazamento na Rua Marcelino Nogueira, no Boa Vista. Em frente à casa onde Leme mora, a água jorrava desde terça-feira, enquanto em outro bairros o problema era exatamento a interrupção no abastecimento. O problema no Boa Vista só foi corrigido após as 17h de ontem.

“Além do desperdício, acho que quem paga essa conta sou eu”, reclamou Leme. Enquanto a média de consumo dos últimos cinco meses aponta para algo em torno de 14 metros cúbicos, neste mês a fatura mostra 23 metros cúbicos consumidos. “Moro com a minha mãe. É impossível gastar tanta água”. Em valores, a conta passou da casa dos R$ 50 para exatos R$ 105,18. Ele conta que, no ano passado, precisou arcar com o conserto do hidrômetro da sua casa, que estava vazando. “Eles trocaram em 2009, mas no ano passado deu problema e eu que tive que assumir o custo do conserto do relógio”, recordou.

Explicações

Segundo a Sanepar, quando a substituição do hidrômetro é solicitada pelo consumidor, dependendo do motivo, é cobrada. “A taxa cobrada varia conforme o caso, de R$ 17 a R$ 71”, informa o coordenador de operações da Unidade Regional Curitiba Norte (URCT) da Sanepar, o engenheiro Fabrício Castilho Haefbaert.

Quanto ao problema de vazamento de água na Rua Marcelino Nogueira, Haefbaert explicou que rompeu uma rede fina de distribuição de água. “Essa tubulação de PVC foi trocada”, assegurou. Em relação a suspeita do massoterapeuta sobre o erro na aferição do consumo de água, o engenheiro explicou que o cliente precisa formalizar a reclamação no telefone 115. A Sanepar tem um prazo de 30 dias para verificar a situação. O coordenador de operações explica que, como o hidrômetro de Leme estava estragado em 2011, essa diferença pode ter dado porque o equipamento passou a medir o consumo real da casa. Entretanto, ele reconhece que o volume de água consumido está alto para duas pessoas.