Samu passa a atender mais três cidades da RMC

A população de Araucária, Contenda e Lapa, Região Metropolitana de Curitiba, têm à disposição duas novas ambulâncias do Samu Metropolitano. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) foi instalado quinta-feira (2), em Araucária, com um veículo de suporte básico de vida e uma de UTI móvel, que atenderão os três municípios e, caso necessário, podem dar apoio a outros da RMC.

“A ampliação do alcance do Samu vai possibilitar atendimento mais rápido e qualificado das demandas de urgência e emergência. Também estamos aumentando a oferta de leitos de UTI para desafogar os serviços hospitalares da capital”, explicou o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto.

Mais 84 leitos de UTI estarão disponíveis para o SUS na RMC até o fim do ano. Toda a rede do Samu Metropolitano é gerenciada pela Central de Regulação Médica de Urgência instalada em Curitiba.

A central conta com teleatendentes e médicos reguladores responsáveis pela triagem e encaminhamento das solicitações. Eles buscam o máximo de informações sobre a situação do paciente e caracterizam o grau de urgência da solicitação.

“Grande parte das ocorrências não necessita ambulâncias e é solucionada com orientações sobre procedimentos que devem ser adotados até a procura de um serviço médico”, explicou o diretor de Políticas de Urgência e Emergência da Secretaria da Saúde, Vinicius Filipak.

Até o fim do mês será concluída a primeira etapa de implantação do Samu Metropolitano. Nesta primeira fase, 14 municípios serão beneficiados, além de Curitiba que já tem o serviço em funcionamento.A rede de urgência e emergência também conta com o Siate (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergências), mantido pelo Corpo de Bombeiros.

Pronto-atendimento

Anexa à base do Samu de Araucária, foi inaugurada a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do município. A UPA funciona 24 horas e diminui a dependência dos prontos-socorros de hospitais, pois conta com estrutura intermediária qualificada para atender casos de média complexidade, como pressão e febre altas, fraturas, cortes, infarto e derrame. A população pode procurar a unidade diretamente, sem necessidade de chamar o Samu.

Voltar ao topo