Caçadores de Notícias

Riacho no Uberaba atrai ratos e baratas

Quem mora às margens e nas proximidades da Rua Leo de Abreu Miro, no Jardim Solitude 2, no Bairro Uberaba, precisa ter estômago forte e não ter qualquer tipo de repulsa a bichos peçonhentos. Conviver com ratos, baratas, moscas e pernilongos já virou rotina. O canteiro central da rua é um riacho, que hoje não passa de um grande esgoto a céu aberto. Além das ligações irregulares de esgoto, o local é também depósito de lixo. Até sofá já foi descartado por lá. Crianças improvisam balanços sobre o riacho contaminado, sem qualquer medo de adoecerem pelo contato com a água.

Nem mesmo as placas de alerta para o risco de multa, pelo despejo de lixo no riacho, impedem moradores de poluírem ainda mais o local. “Hoje [ontem] mesmo chamamos a polícia para ir trás de um homem que mora um pouco mais longe e veio despejar lixo aqui. Não adianta falar, as pessoas não respeitam, não escutam”, reclama o mecânico Guido Olsen, que mora no bairro há 11 anos.

As reclamações sobre insetos e ratos são comuns a todos os moradores. Cansado de ter de conviver com os roedores, Guido encontrou uma solução nada convencional para dar fim ao problema. “Eu comprei um cachorro caçador para acabar com os ratos. E ele caça mesmo. E eu não empresto o Nero para ninguém”, conta, aos risos.

Embora os moradores ainda tenham bom humor para encarar o problema, em dias de chuva o desânimo toma conta de toda a vizinhança. Se o nível do riacho sobe demais, ele causa refluxo do esgoto e as casas são invadidas pela água contaminada. “E não podemos fazer a ligação do esgoto na rede da Sanepar que tem aí. Eles multam se fizermos isso”, contesta o latoeiro Natanael Gervázio.

Há três anos, os moradores esperam pela solução definitiva do caso. Em 2010, a Sanepar iniciou o processo de preparação da vila para implantação do sistema de coleta de esgoto, e a obra foi interrompida depois que a empreiteira responsável abandonou o projeto. A Sanepar assegura que a nova empreiteira vai reiniciar as obras em março. Para amenizar a situação, a prefeitura promete fazer a limpeza do local nos próximos dias.

Veja o vídeo do local.

Voltar ao topo