Retirada de imagem de santa causa polêmica em hospital

A retirada de uma imagem de Nossa Senhora da parede da recepção do hospital e maternidade Nossa Senhora Aparecida vem intrigando a população do município de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba. Segundo funcionária do hospital, que falou com a reportagem de O Estado e não quis se identificar, com medo de represálias, a imagem estava na recepção desde 1995, quando o hospital foi fundado. Na noite da última terça-feira, ela teria sido retirada por integrantes da diretoria da instituição, sem qualquer explicação.

“Acho que tirar a imagem de Nossa Senhora foi um ato de vandalismo. Acredito que a imagem ajuda e dá conforto às pessoas doentes que vão até o hospital em busca de tratamento”, afirma o aposentado e morador de Fazenda Rio Grande, Albino Aluízio, que se diz fiel à Nossa Senhora e está indignado com o que aconteceu.

Desde que a figura de Nossa Senhora deixou de ser vista na recepção do hospital, muitos comentários surgiram entre a população do município. Alguns chegaram a dizer que a imagem havia sido jogada no lixo. Outras, que o atual diretor geral e clínico do hospital, Adriano Eduardo Rosa, teria retirado a imagem por ser evangélico.

Na paróquia São Gabriel, a principal de Fazenda Rio Grande, muitas queixas foram feitas. Uma atendente do local, que também não quis se identificar, contou que ontem, no início da manhã, dois rapazes chegaram a ir até a paróquia para pedir uma imagem emprestada para ser colocada no lugar da que foi retirada. Como o padre responsável pela paróquia estava em viagem, eles foram embora sem saber o posicionamento da igreja sobre o assunto.

Hospital

A reportagem de O Estado esteve no hospital e maternidade Nossa Senhora Aparecida e deparou com a imagem guardada em uma salinha próxima à entrada da instituição. A reportagem não conseguiu conversar com o diretor Adriano Eduardo Rosa – que de acordo com a recepcionista do local estava ocupado, participando de uma cirurgia -, mas teve acesso a um informe público assinado pelo mesmo.

Diante da indignação da população, o informe foi fixado em uma parede ao lado da recepção. Nele, Eduardo declara que a retirada aconteceu por motivos de reforma, sem que houvesse depreciação da imagem. No hospital, há uma segunda imagem de Nossa Senhora em espaço aberto, onde alguns pacientes e familiares se reúnem para tomar sol.

Prefeito

Em nota oficial, o prefeito em exercício de Fazenda Rio Grande, Alisson Wandscheer, reafirmou que “a única razão de a imagem ter sido retirada temporariamente da recepção do Hospital Nossa Senhora Aparecida foi para realização de obras naquele espaço público. A atual gestão municipal respeita todos os credos e crenças, e jamais tomaria medida que vilipendiasse um símbolo nacional ou que desrespeitasse a fé dos munícipes”.

Voltar ao topo