Restauração de UIP na reta final

A restauração de quase 800 metros quadrados do prédio da Ótica Curitiba, uma Unidade de Interesse de Preservação (UIP), está entrando na reta final. Construído em 1919, o prédio localizado entre o calçadão da Rua XV de Novembro e a Praça Tiradentes vai abrigar um Liceu de Ofícios de Informática.

As obras estão sendo feitas pela Prefeitura e integram o projeto Marco Zero, de revitalização do centro da cidade. A previsão é de que estejam concluídas até setembro. Estão sendo feitos trabalhos estruturais, reforma de pisos, paredes, parte elétrica, restauro das janelas e pintura. O prédio com três pavimentos superiores também vai receber uma escada metálica nova.

A Prefeitura trabalha em parte da UIP, numa área de 798,8 metros quadrados e os trabalhos vão custar R$ 595,3 mil. Os recursos para a realização desta obra são do Fundo de Desenvolvimento Urbano. Além do liceu, o espaço também será usado para o desenvolvimento de um centro de empreendedorismo em parceria com a iniciativa privada.

Com base em fotografias, os trabalhos de restauração vão buscar na história elementos originais do prédio. O Ippuc analisa e define as cores, que serão estabelecidas depois de uma pesquisa – prospecção -que vai identificar as várias camadas de cores usadas na pintura externa do prédio. Segundo a diretora de Patrimônio Cultural do Ippuc, Dóris Teixeira, depois do estudo de cores poderá ser usado como critério as cores das demais edificações presentes neste trecho da Rua Monsenhor Celso. ?É preciso haver harmonia entre eles?, justifica Dóris.

De acordo com o arquiteto responsável pela restauração do prédio, Jeferson Dantas Navolar, já é possível perceber que o prédio foi pintado muitas vezes. ?Chama a atenção neste prédio a quantidade de pinturas que já foram feitas. Isso mostra a intensidade de usos?, analisa. Ele afirma que a qualidade das esquadrias também se destaca e lembra que a Praça Tiradentes foi o centro vital da cidade por muitos anos.

Voltar ao topo