Restaram 13.956 candidatos para 4.114 vagas na UFPR

Alegria para 13.956 candidatos que passaram na primeira fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O resultado, disponível no site www.parana-online.com.br, foi divulgado ontem, e 29.530 candidatos foram eliminados nessa etapa. A nova maratona de provas está marcada para os dias 11 e 12, quando serão realizadas os testes de produção e compreensão de textos e de conhecimentos específicos.

Já quem concorre a uma vaga nos cursos de Matemática, Matemática Industrial e Estatística ainda realiza uma terceira etapa estendida, que acontece durante o primeiro semestre de 2006. A UFPR está ofertando 4.114 vagas distribuídas em 69 cursos de graduação. O resultado final do vestibular deve sair até dia 20 de janeiro. De acordo com o Núcleo de Concursos (NC) da UFPR, os selecionados devem conferir o novo ensalamento para as próximas provas, pois ocorreram mudanças. A relação dos locais estará disponível na internet a partir de quarta-feira.

Festa

Vários candidatos esperaram a lista na Praça Santos Andrade, onde um cursinho pré-vestibular promoveu uma concentração. E foi pelo telefone que Ana Calliari soube que tinha passado para Desenho Industrial. Junto com a mãe, Angela Machalak, comemorou bastante a vitória, ?porque agora só tem a prova de desenho, que é mais fácil?.

UEL

A Coordenadoria de Processos Seletivos da Universidade Estadual de Londrina (UEL) também divulgou ontem a lista dos aprovados para a segunda etapa do vestibular. Dos cerca de 20 mil estudantes que participaram da primeira prova, 10.111 foram aprovados para a 2.ª fase, que será realizada nos dia 18 e 19, com questões de redação, línguas e conhecimentos específicos. No dia 20 será aplicada a prova de habilidade específica, somente para os candidatos dos cursos de arquitetura e urbanismo, educação artística, design de moda, design gráfico e música.

Pedido de sindicância deve ser reiterado

Gisele Rech

O impasse na elaboração da lista tríplice da UFPR parece estar longe do fim. Hoje, a Comissão Paritária de Consulta deve reiterar ao Conselho Universitário o pedido de abertura de uma sindicância, para apurar as denúncias no processo que reelegeu Carlos Augusto Moreira Júnior.

Segundo o presidente da Associação de Professores da UFPR, Cláudio Tonegutti, a comissão estava reunida ontem, mas inicialmente a informação era de que o pedido de sindicância seria reforçado. ?Esse é o motivo pelo qual a comissão não oficializou o resultado do processo eletivo?, diz. O Conselho Universitário pretende, na reunião, entender o porquê da não oficialização da vitória do candidato Carlos Moreira Júnior, e deliberar sobre o eventual processo de sindicância.

O impasse atrasou o lançamento da lista tríplice que deve ser encaminhada ao Ministério da Educação. No pleito deste ano, o reitor licenciado Carlos Augusto Moreira Júnior obteve a maioria dos votos e ganhou o direito de ter seu nome no topo da lista. Porém o candidato Francisco de Assis Marques levantou suspeitas de uso da máquina pública durante a campanha.

Voltar ao topo