Requião acerta vinda de missão da França ao Paraná

Em mais um dia liderando a missão governamental e empresarial do Paraná em Rhône-Alpes, segunda região mais rica da França, o governador Roberto Requião participou nesta sexta-feira (14) de rodadas de negócios entre empresários paranaenses e franceses, firmou novas parcerias na Câmara de Comércio e Indústria de Lyon e fechou a data para a vinda de uma grande missão comercial da França ao Paraná. ?A missão será na primeira semana de junho. Os empresários franceses irão ver com os próprios olhos as potencialidades de investimentos no Estado?, afirmou Requião.

Recebido pelo prefeito de Lyon, Gérard Collomb, e pelo senador francês Jean Besson, Requião discutiu no penúltimo dia da missão as relações comerciais entre o Paraná e a França. O governador ressaltou o acréscimo de 30% no número de empresas paranaenses que exportam para a França. ?Passamos de 137 em 2003 para 179 em 2004. Já o número de produtos exportados subiu de 144 em 2003 para 162 em 2004, alta de 12,5%?, comparou.

UFPR – Além das relações comercias, a transferência de tecnologia e conhecimento está sendo outro ponto com resultados positivos da missão. A Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o Instituto Nacional de Ciências Aplicadas de Lyon (INSA) firmaram parceria de validade de títulos universitários. Atualmente, dois alunos paranaenses estudam na INSA. A expectativa é de que 20 alunos do Paraná estejam na instituição francesa em 2006. ?A INSA é uma das maiores instituições de engenharia da União Européia. Estudantes do Paraná que fizerem doutorado em Lyon terão seus diplomas validados pela UFPR?, informou o coordenador estadual de Assuntos Internacionais, Santiago Gallo.

Balanço – Para o secretário da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Virgílio Moreira Filho, a missão está sendo concluída com um saldo favorável ao Paraná. ?Na Câmara de Comércio e Indústria de Lyon, sentimos a surpresa dos empresários franceses quanto à qualidade dos produtos apresentados pelas empresas paranaenses participantes da missão?, analisou. ?A transferência de tecnologia e know-how francês para o Estado em áreas como meio-ambiente, agricultura e economia conclui a intenção do governo do Paraná em estreitar laços e abrir mercados?, explicou.

Neste sábado (15), o governador e a comitiva das 66 empresas representadas na missão retornam a Paris e no domingo seguem de volta ao Brasil.

Voltar ao topo