Cronograma mantido

Reitor da UFPR diz que vestibular na instituição está garantido

Apesar da paralisação dos professores, funcionários e alunos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que já dura mais de um mês, o calendário do vestibular da instituição continua o mesmo. A previsão é que as provas da primeira fase sejam realizadas no dia 4 ou no dia 11 de novembro e a segunda fase aconteça em duas possíveis datas, nos dias 2 e 3 de dezembro ou em 9 e 10 do mesmo mês, conforme o calendário acadêmico.

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, explica que os alunos em período pré-vestibular não precisam se preocupar com a greve. “Temos que deixar claro que não haverá alteração no calendário do concurso. As entidades colocam nosso concurso em risco como forma de chamar a atenção da sociedade e do governo para a greve. Eu, como reitor, tenho que buscar equilíbrio para garantir a segurança institucional da universidade”, explica.

Decisão coletiva

De acordo com a UFPR, nem o reitor tem poder para mudar o calendário. Somente o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) – formado por diretores de setor da universidade, representantes dos técnicos, representantes dos alunos e representantes da sociedade – pode realizar esse tipo de alteração. O reitor preside as reuniões do conselho e a deliberação acontece em votação dos 23 membros.

Por enquanto, não há previsão de nova reunião do Cepe, já que a sala do conselho está invadida pelos alunos que ocupam a reitoria há mais de uma semana. O último encontro do Cepe aconteceu no dia 29 de junho, quando a maioria dos integrantes decidiu acatar o pedido de suspensão do calendário do primeiro semestre.

Voltar ao topo