Reintegração de posse em terreno é debatida

O secretário estadual da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, garantiu ontem à comissão que representa os ocupantes de um terreno no bairro Campo Comprido, em Curitiba, que avisará ao grupo quando a reintegração de posse da área será feita.

Também prometeu que não haverá violência durante a ação. O prazo para que a desocupação ocorresse sem uso de força policial terminou no último dia 23. O terreno foi invadido no feriado de 7 de setembro e representantes dos moradores afirmam que há no local cerca de 1,4 mil famílias.

Ontem, uma comissão procurou Delazari para expor as preocupações dos moradores. A Justiça e o Ministério Público Estadual também serão informados sobre a ação, segundo o secretário. Depois da conversa, os moradores foram até a 19.ª Vara Cível de Curitiba procurar a juíza Julia Maria Tesseroli, que concedeu a ordem de reintegração.

O advogado dos moradores entregou cartas escritas pelas mães, relatando a situação em que seus filhos vivem na invasão. A intenção era sensibilizar a juíza. Segundo a coordenadora do Movimento Nacional da União Por Moradia Popular, Maria das Graças Silva de Souza, a magistrada prometeu analisar o material.