Rede de comunicação protegerá Mata Atlântica

O novo sistema de radiocomunicação que vai interligar a Polícia Florestal, Sema e IAP nas atividades de vistoria e fiscalização da Mata Atlântica foi lançado ontem pelo secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, e pelo comandante-geral da PM, coronel David Antônio Pancotti.

A região de abrangência do sistema será a Serra do Mar, litoral e Vale do rio Ribeira, cobrindo 11 mil quilômetros quadrados. Foram investidos cerca de R$ 1,1 milhão em equipamentos com recursos do acordo de Cooperação Bilateral Brasil-Alemanha. A Secretaria de Meio Ambiente ainda tem um saldo de R$ 12,4 milhões para investir através do Programa Pró-Atlântica.

Antes da instalação do novo sistema de rádio, realizada há aproximadamente 45 dias, os escritórios do IAP e os veículos da Polícia Florestal utilizavam um sistema de rádio com apenas 4 km de alcance e em alguns locais contavam apenas com o telefone celular como recurso. Hoje a área da Mata Atlântica é uma das que menos tem ocorrências de fauna e flora devido à agilidade da informação. De janeiro a setembro deste ano, o Batalhão da Polícia Florestal fez 2.166 autuações no Paraná, 224 delas no litoral.

Outra vantagem do equipamento é a criptografia da comunicação que, através de um sistema de códigos, torna incompreensível para outros sistemas a informação que está sendo repassada. Os aparelhos não permitem que sistemas piratas monitorem os trabalhos da polícia e dos técnicos do IAP que estão em campo.

Segundo Pancotti, a idéia é expandir o sistema para todo o Paraná, fazendo com que a polícia surpreenda os infratores antes de cometer a ação. O comandante do batalhão de Polícia Florestal (BPFlor), coronel Jack Holmer, anunciou a contratação de trinta homens para trabalhar na Serra do Mar. Eles já estão atuando nos postos da Polícia Florestal.

Acidentes

Entre outros benefícios o novo sistema será muito importante em casos de acidentes envolvendo vítimas na região da Serra do Mar. Logo após a instalação dos equipamentos, a Polícia Florestal contou com o auxílio dos rádios para comandar as equipes que trabalhavam na localização do avião do deputado federal José Carlos Martinez (PTB-PR), que caiu na Serra do Mar no início do mês. “Os rádios foram essenciais para que encontrássemos o local da queda”, afirmou Jack.

O sistema de radiocomunicação consiste em 163 aparelhos com 28 estações fixas, 54 rádios para veículos e 81 rádios portáteis interligados por cinco estações repetidoras (torres), distribuídas pela Serra do Mar.

Voltar ao topo