UFPR

Redação foi o desafio de hoje no vestibular da UFPR

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) registrou ausência de 1.029 candidatos no início da segunda fase do concurso vestibular deste ano da instituição. As primeiras provas desta etapa foram realizadas neste domingo (11).

Isso representa 6,81% do total de 15.093 candidatos inscritos na seqüência do processo seletivo, que oferece 5.087 vagas. Os inscritos tiveram pela frente a prova de Compreensão e Produção de Texto, referente à Redação. A segunda fase tem continuação nesta segunda-feira (12), com as provas específicas conforme o curso escolhido.

O maior temor dos candidatos do vestibular era justamente a prova de Redação, que pode ser o principal diferencial na nota dos alunos que concorrem por vagas em um mesmo curso. “A Redação vale bastante. Não adianta nada ir bem somente nas provas específicas”, ressaltou Danielle Tem Pass, que concorre a uma vaga em Ciências Biológicas.

Os candidatos tiveram que desenvolver cinco textos que exigiam raciocínio e principalmente estar bem informado sobre os acontecimentos atuais no Brasil e no mundo. A morte da cantora Amy Winehouse e os limites das ações e autodestruição do ser humano; o projeto de Lei da Ficha Limpa, dando continuidade à um texto do premiado jornalista e escritor Fernando Rodrigues; a crise econômica na Espanha, resumindo um artigo; um comparativo entre as manifestações estudantis de hoje e na França de 1968; e os efeitos da meia-entrada para estudantes sobre os preços no setor de entretenimento, a partir de textos e de gráficos, o candidato precisou escrever uma carta opinativa para o dono de uma revista de alcance nacional. Estes foram os temas das redações deste domingo.

Depois de quase duas horas de prova, as candidatas Débora Alves Fernandes (que tenta uma vaga em Nutrição) e Luana Manzione Ribeiro (Pedagogia) contaram que saíram-se bem na Redação os candidatos que estavam por dentro das notícias atuais. “Eram cinco textos e achei que estava difícil. Mas a prova foi muito bem feita e os candidatos precisavam conhecer atualidades”, explicou Débora. “Quem lê jornal, vê noticiário na TV ou na internet conseguiu fazer a prova”, ressaltou Luana.

O nervosismo tomou conta de grande parte dos candidatos antes da abertura dos portões. No campus de Ciências Agrárias da UFPR, no bairro Juvevê, em Curitiba, a maioria optou por esperar a autorização para entrar nas salas de aula sem mexer nos livros ou anotações. “Estudei mais ainda depois da divulgação do resultado da primeira fase”, contou Sérgio Silva Filho, que concorre a uma vaga no Curso de Formação de Oficiais para o Corpo de Bombeiros, que teve uma das maiores concorrências do concurso da UFPR neste ano.

Alessandro Vieira dos Santos, que postula uma vaga no Curso de Formação de Oficiais para a Polícia Militar, comentou que a concorrência assustou na primeira fase, mas agora ele estava mais confiante na segunda etapa.

A vestibulanda Franciele Baja, candidata a uma vaga no curso de Biologia, contou que também intensificou bastante os estudos nos últimos dias. “Estou numa expectativa bem grande. Estou muito nervosa e isto atrapalhou bastante na primeira fase. Mas vim mais confiante agora”, afirmou.

Além do nervosismo, outro fator bem comum nos vestibulares é a presença dos pais que dão o último abraço nos filhos antes da entrada nos locais de prova. “A minha filha já vem mais tranqüila porque passou em outros vestibulares. Se não passar, tem algo garantido”, declarou Adriana Botelho, que fez questão de acompanhar a filha, que concorre a uma vaga em Nutrição, até o portão no campus de Ciências Agrárias.

A segunda fase do vestibular da UFPR conta com 15 locais de prova, sendo 14 em Curitiba (com 14.549 candidatos) e um em Palotina, na região oeste do Estado (com 544 candidatos). Nesta segunda-feira (12), os candidatos fazem as provas específicas. Os inscritos que vão passar por apenas uma prova específica terão duas horas e meia para completar o teste. No caso de duas provas específicas, o tempo máxi,mo é de cinco horas. Os portões serão abertos às 12h45 e fechados pontualmente às 13h30.

A UFPR deve anunciar os aprovados no vestibular no dia 06 de janeiro. Tudo depende do anúncio do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), previsto para 04 de janeiro. O Enem representa 10% da nota total no vestibular da universidade. “Quem não passar no vestibular terá uma segunda chance. Serão ofertadas 529 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu)”, revelou o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho.

O Sisu é o sistema do Ministério da Educação que utiliza exclusivamente as notas do Enem para ingresso nas universidades públicas federais. A UFPR separou 10% das vagas da maioria dos cursos de graduação para ofertar no Sisu. As inscrições devem ser abertas logo depois do resultado da UFPR.

Voltar ao topo