Rasante de Boeing assusta moradores em Curitiba

O vôo rasante de um avião, na manhã de ontem, em Curitiba, assustou quem estava no centro da cidade. A aeronave, um Boeing 707 da Força Aérea Brasileira (FAB), passou perto dos prédios e fez carros e passantes pararem.

Segundo testemunhas, o barulho emitido pelo avião era mais alto que o normal, devido à baixa altitude, e a impressão que se tinha era que poderia acontecer uma queda ou colisão com algum edifício. A Aeronáutica, porém, garante que tratava-se apenas de um procedimento de treino para o piloto.

O analista de sistemas Guilherme Alcântara, que trabalhava no décimo andar de um prédio na Rua Comendador Araújo, conta que todas as pessoas no andar pararam para observar a aproximação do avião. ?A gente viu uma sombra grande e ouvimos um barulho muito alto. O avião passou bem rente aos prédios próximos; ficamos esperando o pior.?

A recepcionista Cíntia Borges, que trabalha no edifício Curitiba Trade Center, um dos prédios mais altos da cidade e que fica bem na rota dos aviões comerciais, afirma que o barulho que ouviu foi muito mais alto que de costume. ?Estou habituada a ouvir os aviões passando por aqui, mas dessa vez o som foi muito alto. Na hora, fiquei com medo?, relata. Mesma sensação teve a comerciante Vera Lucia Segalla, que trabalha em uma loja na Avenida Sete de Setembro. ?Levei um susto porque o avião passou realmente muito perto?, afirma.

A Aeronáutica, porém, garante que tudo não passou de um procedimento normal e que o vôo rasante não oferecia riscos, já que estava sendo executado de maneira prevista e com toda segurança. A aeronave, segundo o órgão, estava sendo usada para treinamento de um piloto militar e executou no momento uma aproximação em baixa altitude, comum nesses casos, uma vez que os pilotos devem ser treinados em condições semelhantes às que uma situação de emergência real poderia oferecer.

O avião, usado pela FAB para abastecer caças em vôo, pousou no aeroporto Afonso Pena às 10h40. Conforme a Aeronáutica, o ruído emitido pelo avião, antigo e bastante barulhento, deve ter contribuído para provocar o susto nos passantes. 

Leia mais:

Avião militar brasileiro faz pouso de emergência na Itália

Voltar ao topo