Radares da Avenida das Torres não foram instalados

No final de 2007, a prefeitura de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, instalou diversas placas indicando fiscalização eletrônica e de limite de velocidade no trecho da Avenida Comendador Franco – conhecida como Avenida das Torres – que passa pelo município.

No entanto, desde então nenhum aparelho foi instalado, apenas as placas, que atualmente, estão servindo para assustar os motoristas que, ao verem a sinalização de 70 quilômetros por hora, acabam reduzindo a velocidade drasticamente e gerando perigo de acidentes.

A população que vive e trabalha ao longo da avenida reprova a ação da prefeitura. “Os motoristas não respeitam o limite de velocidade. Após o portal, os motoristas sabem que não existe mais radar e pisam fundo até o próximo sinaleiro. Os acidentes são comuns. É impossível para os pedestres atravessarem. É muito perigoso, pois não existem passarelas. Acredito que se os radares já estivessem sido implantados a Avenida das Torres seria um lugar muito mais seguro para todos”, opina a moradora de São José dos Pinhais, Ironi Cordeiro de França.

Porém, para o taxista Nelson Mora, que passa diariamente pela avenida, a falta dos radares é favorável ao seu trabalho. “Os radares representam um dinheiro jogado fora. Apenas os sinaleiros já bastam para reduzir a velocidade na avenida”, diz. Essa é a mesma opinião de João Eduardo Alves, que também é taxista. “Os radares são péssimos. Além de nos atrapalhar (taxistas), limitam muito o tráfego no local. A velocidade é muito baixa, um limite de 90 quilômetros por hora em vez de 70 seria muito melhor”, afirma.

De acordo com o chefe da Divisão de Engenharia de Tráfego da prefeitura de São José dos Pinhais, Eduardo Camargo Umbria, o município já está realizando estudos para implantação de radares fixos, estáticos ou móveis no trecho da Avenida das Torres que passa pela cidade. Estatísticas, trechos e quais locais precisariam da instalação de radares estão sendo revistos pela nova administração.

“Já temos toda a verba que será destinada aos aparelhos. Estamos apenas esperando uma definição do novo prefeito sobre qual será o modelo do radar e onde será aplicado”. explica. De acordo com Umbria, a intenção da prefeitura é que os aparelhos sejam instalados ainda em 2009. Caso não haja tempo, ele garante que em 2010 o trecho da Avenida das Torres que termina em São José dos Pinhais terá fiscalização eletrônica.