PV solicita à Justiça baixa da tarifa do ônibus

A suspensão do aumento da passagem de ônibus em Curitiba, que desde a última segunda-feira custa R$ 2,20, foi pedida ontem pelo Partido Verde (PV), em uma ação civil pública protocolada no Fórum Cível de Curitiba. A ação pede multa diária de R$ 250 mil à Prefeitura de Curitiba em caso de não cumprimento.

Outro pedido do PV na ação é o fornecimento da planilha de custos e dos contratos administrativos firmados com as concessionárias de ônibus pela Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), que gerencia o transporte coletivo na cidade.

O secretário da Juventude do PV, Raphael Rolim, informou que segunda-feira o partido deve pedir caráter de urgência à ação. “Esperamos ter uma resposta da Justiça em dois ou três dias úteis”, afirma. Na última quarta-feira, o Partido dos Trabalhadores (PT) entrou com uma representação junto ao Ministério Público do Estado contra o aumento da passagem.

Hoje pela manhã, integrantes de movimentos populares, sociais e de partidos políticos que formaram o Fórum em Defesa do Usuário do Transporte Coletivo se reúnem, às 10h, na Boca Maldita, para protestar contra o reajuste de 15,7% na tarifa.