PUCPR comemora cinqüentenário com investimentos

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) deu início, ontem, às comemorações de seu cinqüentenário, que devem se estender por todo o ano. A universidade, que deverá investir aproximadamente R$ 30 milhões em 2008 e pretende construir um centro tecnológico em Curitiba, tem atualmente cerca de 30 mil alunos e é a maior instituição de ensino superior privada do Estado.

Ontem, com a participação do prefeito de Curitiba, Beto Richa, que é formado em Engenharia Civil pela universidade, o reitor Clemente Ivo Juliatto plantou a primeira árvore do cinqüentenário. No dia 14 de cada mês, nos próximos 12 meses, a instituição irá plantar uma árvore em cada um de seus cinco campi.

O arcebispo emérito de Curitiba, dom Pedro Fedalto, recebeu, também ontem, o título de Doutor Honoris Causa do conselho universitário da PUCPR. E, à noite, Juliatto abriu a exposição ?A Coleção do Reitor?, com cerca de 150 trabalhos de 20 artistas, que retrataram a universidade em diversos ângulos. ?A PUCPR é resultado de uma idéia grandiosa dos nossos pioneiros e, no decorrer dos anos, do esforço, talento, dedicação e inteligência de todos que estiveram envolvidos neste trabalho?, disse o reitor.

A universidade pretende continuar se expandindo. Presente em Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Toledo e Maringá, a instituição planeja introduzir mais 10 cursos de graduação e pós-graduação em 2009. Deve, ainda, investir na educação a distância. Atualmente, a PUCPR tem 1,3 mil professores em 62 cursos de graduação, 13 mestrados, sete doutorados e 150 especializações lato sensu.

Voltar ao topo