PUC participa de pesquisas com 19 países

O projeto de estudos para o controle de energia de condicionadores de ar, desenvolvido pelo Laboratório de Sistemas Térmicos (LST), da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), está participando de um trabalho conjunto com outros dezenove países. O projeto, que começou a ser desenvolvido há seis meses, está vinculado à Agência Internacional de Energia. A PUC é a única representante do Brasil nesse trabalho, tendo como principal vantagem para o País o acompanhamento simultâneo das pesquisas com os demais países envolvidos.

O coordenador do LST, Nathan Mendes, destaca que o laboratório foi fundado em 1998, com o objetivo de formar recursos humanos para atender o mercado. Ele destaca que Curitiba é um pólo importante na área de refrigeração e condicionadores de ar, por concentrar cinco grandes fabricantes e diversos fornecedores de componentes. “Esse é um setor economicamente forte, e nós formamos mestres em áreas de interesse das empresas”, comenta. Dentro do laboratório também funciona um escritório regional da Associação Sul- Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Aquecimento e Ventilação Asbrav). “Isso também ajuda a aproximar o setor dos profissionais”, diz Mendes.

Parcerias

Desde a fundação, o laboratório vem trabalhando no desenvolvimento de pesquisas através de parcerias. Uma delas, que envolveu a empresa Electrolux, atuou no sentido de encontrar mecanismos para a redução do consumo de energia de refrigeradores domésticos. Agora o LST, através de uma parceria com as Centrais Elétricas Brasileiras S/A – Eletrobrás -, está se capacitando para conquistar maior eficácia nos levantamentos que envolvem o consumo de energia em condicionadores de ar residenciais e split (uma espécie de condicionador que não apresenta ruído).

Segundo Nathan Mendes, as pesquisas desenvolvidas em conjunto com outros países têm como objetivo geral identificar a umidade nas edificações. Isso está relacionado, além do consumo de energia, com a saúde dos consumidores, qualidade do ar e deterioração dos materiais. Os representantes das pesquisas se reúnem semestralmente para a troca de experiências. “Com isso, o Brasil consegue acompanhar tudo que existe de atual nas pesquisas, e não fica atrás de nenhum outro país”, finalizou.

Serviço Quem quiser mais informações sobre o Laboratório de Sistemas Térmicos pode acessar o site www.pucpr.br/lst.

Voltar ao topo