Projeto de Guarapuava vence Prêmio Qualidade

Guarapuava – Uma fórmula simples – uso da criatividade, diálogo e brincadeiras infantis de antigamente – rendeu à professora Leliane Aparecida Arruda Cachuba, 30 anos, do Centro Municipal de Educação Infantil de Bom Sucesso, em Guarapuava (PR), a conquista nacional do Prêmio Qualidade na Educação Infantil 2004. Com o projeto Resgate de Brinquedos e Brincadeiras de Nossos Pais, que começou em maio deste ano, a professora está conseguindo trazer os pais para a escola, provando a importância da interação escola-família com o bom desenvolvimento de seus 30 alunos, entre três e quatro anos de idade.

O prêmio foi concedido à professora pelo resgate do “brincar”, uma das formas de favorecer a aprendizagem para crianças desta faixa etária, além de colocar em prática ações que valorizam o lúdico, as relações sociais e a criatividade. O trabalho de Leliane partiu da percepção de que os pais não tinham tempo para brincar com seus filhos e, assim, não participavam na educação das crianças. “Pedimos, como tarefa de casa, para eles construírem brinquedos com as crianças e contarem suas brincadeiras de infância” conta. A construção de brinquedos está ajudando a desviar o olhar das crianças do consumismo e as brincadeiras de antigamente promovem diálogo em família e resgate cultural.

A professora diz que o trabalho alegrou os meninos, que contavam sorridentes em sala de aula, histórias de brinquedos feitos pelos próprios pais. O projeto permite à escola conhecer a realidade de cada família. “Além da construção de brinquedos, as crianças entrevistaram seus pais sobre como era brincar antigamente e sobre como é participar das atividades escolares”, afirma a vencedora do prêmio.

Premiação

O prêmio, que será entregue no dia 21 de outubro, em Brasília, com a presença do ministro da Educação, Tarso Genro – está em sua quinta edição e é uma parceria entre Ministério da Educação, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Fundação Orsa. O objetivo do prêmio é reconhecer, valorizar e divulgar as melhores experiências pedagógicas realizadas por professores de Educação Infantil, atuantes nas escolas públicas municipais de todo o País.

Cada professor premiado no Prêmio Qualidade na Educação Infantil 2004 receberá R$ 3 mil, um baú com brinquedos, livros e material didático, além de uma estatueta para a Secretaria de Educação do município pelo apoio à educação infantil. A secretaria municipal também receberá um veículo utilitário contendo materiais pedagógicos, brinquedos, livros, instrumentos musicais, CDs, TV, vídeo e computador, caracterizando-se como um acervo móvel para servir à rede escolar de Educação Infantil.

Voltar ao topo