Projeto Caiçara promove oficinas em Matinhos e Pontal do Sul

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, e os coordenadores do Projeto Caiçara – que está realizando oficinas de origami, artesanato, apresentações teatrais, entre outras atividades, com o intuito de divulgar as comunidades tradicionais nos municípios litorâneos – apresentará o andamento das ações e trará novas opções de lazer, neste final de semana, em Matinhos e Pontal do Paraná.

Em Matinhos, a apresentação acontece neste sábado, às 9 horas, no antigo fórum da cidade, com o encontro “Projeto Caiçara, valorizando as raízes do litoral e descobrindo novos talentos”. Durante todo o dia serão promovidas oficinas direcionadas a veranistas e moradores, ministradas pelos 20 jovens selecionados para participar do projeto pela Assessoria de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente. O evento encerra às 17 horas com o lançamento de grupo de teatro caiçara. Uma homenagem ao pescador mais antigo da região também está incluída na programação, bem como a apresentação de uma dupla de cantores que já lançou 12 CDs.

Em Pontal do Paraná, as atividades e apresentações também começam às 9 horas, em frente ao Centro de Estudos do Mar (CEM), onde estará sendo realizada uma oficina de artesanato com fibra de bananeira. Já os resultados do Projeto serão mostrados à comunidade, a partir das 19h30, com uma apresentação de teatro e de fandango, dança típica da região.

Desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos em parceria com Organizações Não-Governamentais (Ongs) do litoral, o projeto visa resgatar as origens e culturas do povo caiçara.

“O intuito das atividades é proporcionar alternativas diferentes de entretenimento para os veranistas e moradores dos municípios”, declarou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues.

Cerca de 60 jovens de 16 a 18 anos, alunos de escolas públicas dos municípios de Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba, foram selecionados para promover oficinas e ações de educação ambiental, aliando arte, turismo e história local. 

Voltar ao topo