Programa premia iniciativas de educação no Paraná

O trabalho que envolveu alunos da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Goioerê, com agricultura orgânica, desde o plantio até o preparo dos alimentos, foi um dos vencedores do Agrinho. A professora Luzinete Rodrigues Lima, que trabalha com alfabetização com alunos de 13 a 45 anos, levou para casa um carro zero quilômetro.

O programa, – desenvolvido no Estado pelo Sistema da Federação da Agricultura do Paraná (Faep) é considerado uma das mais importantes iniciativas voltadas para a educação ambiental e para a cidadania do País. Neste ano, 212 trabalhos, de um total de 12 mil inscritos, foram premiados.

Ao longo do ano de 2007, alunos e professores do ensino fundamental, educação infantil e educação especial, de escolas públicas do Paraná, participaram do concurso nas categorias desenho e redação, projetos de experiência pedagógica, além de escolas e municípios que se destacaram no trabalho de equipe e de mobilização em torno do tema ?Saber e atuar para melhorar o mundo?.

Na categoria redação, entre os vencedores, estavam a aluna da oitava série, Catiane Levandoski, e a professora de Português, Sherley de Mello, ambas do Colégio Professora Maria Luiza Pacheco, de Balsa Nova. O trabalho abordou a preocupação dos adolescentes como o meio ambiente, preservação e a educação sexual. A professora Maria de Lurdes de Oliveira Martins, que também foi selecionada na categoria, conta que o aluno, que é de classe especial, retratou um menino segurando um globo terrestre ?onde ele quis demonstrar que o mundo onde vivemos ainda tem solução, e que isso está nas nossas mãos?. Entre os prêmios entregues ontem, estavam computadores, aparelhos de TV de 29 e 21 polegadas, DVDs, câmeras fotográficas, bicicletas e quatro automóveis. 

Voltar ao topo