Vai acabar?

Professores vão avaliar proposta que pode pôr fim à greve

A greve dos professores e demais funcionários da rede estadual, que completa hoje 42 dias, pode chegar ao fim esta semana. Uma assembleia da categoria está marcada pra amanhã, às 8h, no estádio da Vila Capanema. O encontro vai avaliar a proposta de reajuste salarial elaborada por deputados estaduais e ratificada pelo governo. A APP-Sindicato condiciona a aprovação à garantia de que os trabalhadores não terão os dias parados descontados de seus salários.

A proposta prevê que o governo pagará a todos os servidores 3,5% de reajuste em parcela única em outubro deste ano, reporá os índices de IPCA registrados em janeiro de 2015, 2016 e 2017 e concederá 1% de aumento real na data-base de maio de 2017, pra compensar os meses não pagos em 2015.

Pra participar da assembleia, os professores devem levar documento de identificação com foto. Os não sindicalizados devem levar também um contracheque emitido em 2015. Sem esse documento eles não terão acesso à Vila Capanema. APP pede que os trabalhadores sindicalizados também levem o contracheque, pois isso agiliza o credenciamento.

A Secretaria de Educação diz que, em caso de retorno imediato dos professores às aulas, “não serão abertos processos administrativos contra diretores de escolas, não serão feitas rescisões para contratos de professores temporários e que as faltas de maio e junho serão negociadas mediante reposição das aulas”.