Professores terão salários atrasados quitados

A discussão que envolvia professores e o governo do Estado parece ter chegado ao fim. Em uma reunião ontem de manhã, no Palácio das Araucárias, com a presença dos educadores e dos secretários de Estado do Controle Interino, do Planejamento, da Educação e da Administração e Previdência, ficou acertado que o governo irá pagar todo o passivo dos professores substitutos contratados pelo Processo Seletivo Simplificado (PSS) até 30 de dezembro, bem como convocar 2,4 mil novos professores aprovados em concursos.

De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato), Marlei Fernandes, a reunião foi bem proveitosa. “O governo garantiu que vai pagar os programados de outubro agora em dezembro. Os salários atrasados também serão pagos. Eles ficaram apenas de dar uma resposta quanto à forma de pagamento no próximo dia 21, se será em parcela única ou dividido. Se for parcelado, há a garantia de que a primeira parcela sai até o dia 30 deste ano”, revela.

Ela comemora ainda a convocação dos novos professores. “Com a contratação dos novos educadores, acredito que deveremos resolver o problema da falta deles em salas de aula”.

Os profissionais da educação realizaram ontem, em todo o Paraná, um protesto contra os atrasos salariais. “A mobilização aconteceu em diversas cidades. Atingimos aproximadamente 80% da categoria. Nem mesmo a chuva nos impediu de protestar”, afirma.

Desordem

O governador Orlando Pessuti atribuiu a pendência com os professores temporários a uma “contratação desordenada, que nos levou a substituir a secretária da Educação”.

A ex-secretária Yvelise Arco-Verde concedeu sete mil licenças prêmios para professores e ainda contratou substitutos para situações de licenças médicas e maternidade.

Depois de identificar onde os temporários estavam trabalhando, o governo fez uma folha suplementar para pagá-los. Pessuti também anunciou que o pagamento do décimo terceiro salário a todo o funcionalismo público será feito até 20 de dezembro.