Professores fazem acordo

Depois de quase duas horas de reunião entre diretores da Secretaria de Estado da Fazenda e membros do Sindicato da Associação dos Professores do Paraná (APP-Sindicato), ficou restabelecido o avanço salarial da classe relativo ao mês de outubro. Conforme o presidente da APP-Sindicato, professor José Rodrigues Lemos, o governo estadual se comprometeu a pagar o avanço junto com o pagamento de dezembro. Os valores do avanço de outubro também serão refletidos no 13.º salário, que também será pago este mês.

“Ficaram para trás os avanços de novembro e dezembro, mas tivemos contato com o futuro secretário da Educação, Maurício Requião, e ele se comprometeu a saldar essas dívidas já em janeiro”, salientou Lemos. Ele destacou que durante a reunião também ficou estabelecido para hoje o pagamento do vale-saber.

Protesto

Durante a manhã, integrantes da APP-Sindicato realizaram protesto em frente à sede da Secretaria de Estado da Fazenda. Os manifestantes exigiam o pagamento de avanços salariais atrasados a cerca de 18 mil professores em atividade no Estado e que o abono de férias, que nos últimos anos têm sido pago fora de época, seja liberado na data correta, isto é, em dezembro. Os pagamentos representariam à Secretaria da Fazenda um valor total de cerca de R$ 1 milhão mensal. “Falta de dinheiro não é justificativa para o atraso. Tenho acesso a dados do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valores do Magistério (Fundef) e sei que nele há uma verba de R$ 70 milhões que poderia ser utilizada no pagamento dos professores.”

Quanto ao abono de férias, o representante sindical revela que há professores que saíram de férias em dezembro do ano passado e só receberam em novembro deste ano, isto é, com onze meses de atraso. “Queremos saber o que está acontecendo e exigir que, este ano, o abono seja pago corretamente. Os professores vão sair de férias no próximo mês e querem ser pagos.”

Voltar ao topo