Sem aulas

Professores da UFPR aprovam indicativo de greve

Cerca de 150 professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) aproveitaram o dia de Paralisação Nacional dos Docentes Federais, ontem (19), para aprovar o indicativo de greve da categoria. A previsão é parar as atividades a partir do dia 15 do mês que vem, mas isso só será confirmado no fim de semana, quando representantes de sindicatos de todas as universidades federais vão decidir a questão em Brasília, em debate no Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes).

No âmbito nacional, os professores federais protestam contra o descumprimento de dois compromissos assumidos pelo governo federal: o reajuste salarial de 4%, prometido desde 2011, e a reestruturação da carreira dos docentes, que deveria ter sido concluída até 31 de março. Os professores da UFPR também pleiteiam o limite máximo de 12 horas semanais de permanência em sala de aula. Atualmente, os 2,3 mil docentes na ativa chegam a registrar até 28 horas/aula na semana.

Antes da greve

A assessoria de imprensa da Associação de Professores da UFPR (Apufpr) informou que, antes da greve, os professores devem parar novamente na quarta-feira, em apoio a todos os funcionários públicos federais. O objetivo será pressionar o governo sobre um acordo para rever as reivindicações dos servidores federais.

Voltar ao topo