Procissão de Corpus Christi termina com bênção em frente ao Palácio Iguaçu

A Festa de Corpus Christi da Arquidiocese de Curitiba será realizada nesta quinta-feira (05), a partir das 15h, com a Santa Missa, em frente à Catedral Basílica, na Praça Tiradentes. Logo depois, os fiéis seguem em procissão, por 1.670 metros, a partir do obelisco de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, ao lado da Catedral, até a frente do Palácio Iguaçu, onde haverá a bênção do Santíssimo Sacramento, por volta das 17h30, pelo arcebispo metropolitano dom Moacyr Vitti.

Neste ano, o evento tem como tema ?Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida? e no encerramento conta com show musical católico do padre Reginaldo Manzotti. A estimativa é que cerca de 120 mil pessoas participem da procissão.

Segundo a assessoria da Arquidiocese de Curitiba, a confecção dos tapetes, por onde seguirá a procissão, começa por volta das 6h. Cerca de 1.700 pessoas, entre religiosos e leigos engajados nas paróquias, pastorais, movimentos, escolas, congregações e outros organismos, incluindo os ministros extraordinários da Sagrada Comunhão, estarão envolvidas com os preparativos. Neste ano, o tapete terá 2 metros de largura, distribuídos em 99 lotes (grupos de pessoas), cada um responsável por enfeitar 15 metros do percurso.

A festa de Corpus Christi, expressão em latim que significa ?Corpo de Cristo?, foi instituída pelo Papa Urbano IV, em 11 de agosto de 1264, mas se tornou popular a partir de sua confirmação, feita pelo Papa Clemente V, em 1311-1312. Em várias regiões do Brasil, e até no exterior, as procissões marcam a festa de Corpus Christi. O líder da igreja católica local percorre as ruas levando o Santíssimo Sacramento no ostensório e é comum os fiéis ornamentarem as ruas com coloridos tapetes feitos de flores, serragem ou materiais como papel, papelão, latinhas de bebidas, isopor etc. Nos tapetes são reproduzidas figuras de Jesus, do cálice da Ceia e da Virgem Maria.

Voltar ao topo