Prefeitura de Curitiba investe R$ 3 mi em obras emergenciais

O prefeito de Curitiba, Beto Richa, iniciou ontem um plano de obras emergenciais para recuperação da malha viária em toda a cidade. Durante dois meses, 86 equipes vão realizar operações de tapa-buracos, ensaibramento, desobstrução de galerias, limpeza de valas e canais, roçada e recuperação de calçadas, num investimento de R$ 3 milhões.

O plano emergencial foi determinado pelo prefeito Beto Richa diante da situação precária verificada em vários pontos da cidade, uma vez que o serviço de manutenção estava paralisado há mais de três meses. "Não podemos permitir que essa situação se agrave", afirmou o prefeito ao visitar um dos trechos de obras contemplados pelo plano emergencial – a Rua Deputado Pinheiro Jr., no bairro Umbará. Richa lembrou que a falta de manutenção traz prejuízos à população, especialmente nesta época do ano, quando as chuvas de verão provocam sérios estragos.

As obras emergenciais foram iniciadas a partir dos bairros mais distantes em direção ao centro e são uma resposta rápida à população. O plano prioriza a recuperação das vias do transporte coletivo e de maior tráfego, que estão em estado precário por causa da falta de manutenção e das chuvas intensas das últimas semanas. As operações mais urgentes são as de tapa-buracos, mas em todos os bairros haverá também outras obras, de acordo com a necessidade e a reivindicação dos moradores.

As obras do plano emergencial envolvem as nove administrações regionais da cidade. Na Regional Boa Vista, os trabalhos começaram na terça-feira com a recomposição do asfalto na Avenida da Integração, entre as ruas Rio Japurá e Rio Jarí, no Bairro Alto, e no encontro das ruas Teodoro Makiolka e Guilherme Weigert, no Santa Cândida. Na Regional Portão, as obras começaram com tapa-buracos na Rua Baldur Magnus Grubba, no Novo Mundo, roçada, manutenção de galerias e recuperação de saibro em quatro bairros. Em Santa Felicidade, serão atendidos 350 pedidos da comunidade em todos os bairros, principalmente na recuperação de antipó.

Na Matriz, as primeiras obras são de tapa-buracos na Avenida Batel, entre Francisco Rocha e Bruno Filgueira, e na Rua Almirante Gonçalves, entre Hipólito de Araújo e Antônio V. Borges, e de drenagem na Rua Carlos Cavalcanti. Na Regional Cajuru, os trabalhos começam com tapa-buracos nas Ruas Deputado Acir José, Augusto Steembok, Professora Maria da Glória S. Loyola e Engenheiro Mário da Silva, e drenagem na Frei Francisco Sampaio.

Na Regional do Bairro Novo, os trabalhos começaram com tapa-buracos nas ruas Deputado Pinheiro Júnior e Antônio Augusto de Brito, na Vila Marumbiara. Na Regional Boqueirão, as primeiras intervenções foram de recuperação de asfalto na Rua Francisco Derosso, no Xaxim. Na Regional Pinheirinho, as primeiras obras também são de tapa-buracos, nas ruas Laudelino Ferreira Lopes e Fátima Bark, no Capão Raso.

Voltar ao topo