Prefeitura de Curitiba entregou 43 obras de saúde desde 2005

A Prefeitura entregou 43 obras de saúde desde 2005. "Superamos nossa meta inicial de 25 obras de saúde, com 43 obras já entregues. Para 2008, vamos construir mais 24 Espaços Saúde e cinco unidades de saúde", disse o prefeito Beto Richa. Ainda não foram definidos os locais das novas obras. Os Espaços Saúde são anexos às unidades de saúde, que podem ser usados para atividades de interesse comunitário.

Além das 43 obras, foram implantadas a Ouvidoria da Saúde, a Linha da Saúde, marcação de consultas on-line entre maternidades e unidades básicas, novas cadernetas de saúde do bebê e da gestante, teste rápido do vírus da aids antes do parto para todas as gestantes (da rede pública e privada) e a campanha municipal que levou quase 10 mil pessoas a fazerem o teste, os ônibus do Adolescente Saudável e do Cárie Zero, os guias individuais para jovens e para suas famílias sobre sexualidade e drogas, ampliação da rede de unidades de referência para controle do tabagismo e mutirões para desafogar cerca de dez especialidades médicas.

Também nos últimos três anos Curitiba ampliou a cobertura da Estratégia de Saúde da Família de 29% para 34% e atingiu o menor índice de mortalidade infantil da história do Município, com 10,3 mortes por mil nascidos vivos. O resultado é preliminar é refere-se a 2006.

Richa destaca o novo conceito no atendimento de urgências, com a construção dos Centros Municipais de Urgências Médicas. "São mini-hospitais, com Pronto Atendimento Infantil. É um atendimento moderno e humanizado para um momento em que as famílias precisam muito de apoio nas situações de urgência", diz Richa. Desde 2005, foram entregues os Centros de Urgências Boqueirão, Cajuru, CIC, Sítio Cercado, Fazendinha, Pinheirinho.

Os Centros de Urgências oferecem à população serviços de pronto atendimento de ações de enfermagem e consulta de urgências e emergências para adultos e crianças. Realizam internamentos de curta permanência, para casos de média complexidade, pequenos procedimentos como suturas, curativos, drenagens, retirada de pontos cirúrgicos, administração de medicamentos e inalações. Também é feito atendimento de urgência para transtornos mentais e acidentes com picada de aranha marrom.

Os Centros de Urgências dispõem de suporte ininterrupto para a realização de exames de laboratório e imagem para emergências e internamentos. As crianças são atendidas em alas exclusivas, o Pronto Atendimento Infantil. Também há sala e equipe médicas e de enfermagem qualificadas para atendimento de emergências com equipamento para Suporte Avançado de Vida. O local dispõe ainda de leitos de isolamento para internamento de doenças contagiosas em adultos e crianças.

Entre os 43 equipamentos inaugurados desde 2005 há seis Centros Municipais de Urgências Médicas, 17 Unidades Municipais de Saúde, quatro Centros de Atenção Psicossocial, quatorze Espaços Saúde, o Centro de Zoonoses e o Centro de Especialidades Odontológicas Sylvio Gevaerd.

Voltar ao topo