Prefeito interino de Londrina decreta suspensão de descontos da greve

O prefeito José Roque Neto, “padre Roque”, assinou decreto nesta terça-feira (20), à tarde, determinando a suspensão dos descontos na folha de pagamento dos servidores municipais que participaram do movimento grevista de 2006. O decreto foi assinado pelo prefeito e pelo secretário de Governo, Tercílio Turini, durante reunião no gabinete com a diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Londrina (Sindserv).

De acordo com Padre Roque, a decisão de não mais descontar os dias parados até que a justiça tome uma decisão final sobre o assunto, foi tomada após consulta à Procuradoria Geral e à Secretaria Municipal de Fazenda. “Temos de avaliar que estamos atendendo um pedido do Sindserv, mas que pode ser alterado pela justiça. Se a justiça determinar no final do processo que os servidores terão de voltar a pagar, eles terão de pagar. Assim como se determinar que nós teremos de devolver o que foi pago até agora, nós o faremos”, garantiu o prefeito.

A prefeitura vinha descontando na folha de pagamento mensal, os dias parados dos servidores que estiveram em greve no período de 8 de agosto a 14 de novembro de 2006. Com o decreto assinado hoje, o desconto já não mais será feito na folha de pagamento referente a janeiro, cujo pagamento será depositado na conta bancária dos servidores no final deste mês.

Para o presidente do Sindserv, Marcelo Urbaneja, a medida sinaliza a boa vontade da administração em dialogar com os servidores, e mesmo discutir a pauta de reivindicações da categoria para a data base que acontece em fevereiro. “Esta medida demonstra o espaço do diálogo sem intransigência. Queremos avançar numa próxima reunião nos outros 27 itens da pauta”, declarou Urbaneja.

Também participaram da reunião o secretário da Fazenda, Denílson Vieira Novaes, a procuradora do município, Michelle Bazo, e o vereador Rony dos Santos Alves. A reunião do prefeito com os sindicalistas durou cerca de uma hora, e novo encontro ficou agendado para o dia 3 de fevereiro, às 9h, no gabinete.