Praça 19 de Dezembro passa por limpeza geral

Os monumentos da Praça 19 de Dezembro, no centro de Curitiba, estão passando por um processo de limpeza para a retirada da pichação. Para não danificar as esculturas feitas em granito, está sendo utilizada uma técnica especial com produtos biodegradáveis. A lavagem só deve terminar daqui a duas semanas.

As pichações são um sério problema em Curitiba e não dão folga para prédios particulares ou espaços públicos. A Praça 19 de Dezembro, um dos cartões postais da cidade, está em estado lastimável. Tanto o painel de Poty Lazzarotto quanto as esculturas do Homem Nu, da Mulher Nua e obelisco estão cheios de pichações. A sujeira dura desde 2003 e foram feitas algumas semanas depois de o local ter passado por um processo de restauração.

Ao contrário da pichação, a limpeza de um monumento histórico demanda muito trabalho e não pode ser feita de qualquer jeito. É necessária a utilização de técnicas especiais para não degradar as esculturas. O voluntário Alex Siqueira dos Santos conta que aprendeu a fazer o trabalho nos Estados Unidos e procurou a Prefeitura de Curitiba para realizar a parceria. O método utilizado agride menos do que os usados até então, como os jatos de areia, vidro e alumínio.

Antes do sinal verde para empregá-la na praça, a técnica foi testada por membros da Associação dos Restauradores e Conservadores do Paraná, que estão acompanhando todo o trabalho junto com a Fundação Cultural de Curitiba. ?Ficamos um mês testando e ela agride bem menos do que as outras?, confirma a vice-presidente da Associação Denise Zanini.

A limpeza é feita com jatos de água de baixa pressão, depois é usado um solvente orgânico e as manchas são esfregadas com uma escova de cerdas plásticas. Os resíduos que sobram são removidos com a aplicação de um jato de água com outro produto biodegradável. Depois, é repetido o processo quantas vezes forem necessárias. O trabalho exige muita paciência. Para lavar cada uma das letras pichadas pode demorar até 20 minutos. A face do painel composta por azulejos com figuras do artista curitibano, Poty Lazzarotto, vai ficar para uma outra fase.

Grande parte

O diretor do Departamento de Parques e Praças da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Marcos Jorge, afirma que a pichação está presente em boa parte das logradouros públicos da cidade e se a técnica der certo ela será levada para outros monumentos que sejam feitos de granito. Ao todo a cidade possui 920 parques e jardins. ?A Praça 19 de Dezembro será o nosso projeto piloto?, explica.

Voltar ao topo