Possível crime ambiental em Santa Felicidade

A Secretaria do Meio Ambiente de Curitiba enviou na segunda-feira uma notificação aos responsáveis pelos terrenos que, segundo uma denúncia feita na semana passada pelos moradores próximos ao Cemitério Iguaçu, no bairro de Santa Felicidade, cometeram um crime ambiental. Os proprietários ainda não se manifestaram, mas foi apurado que os terrenos somam 70 mil metros quadrados e estão compleamente limpos, isto é, sem a mata nativa.

De acordo com as denúncias, grande quantidade de mata nativa estava sendo derrubada no local e tratores estavam trabalhando noite e dia, limpando o terreno para construção. Os moradores ainda reclamaram que não havia fiscalização das ações que estavam acontecendo, entre elas a saída constante de carretas carregadas de madeira cobertas com lonas.

A secretaria mandou uma equipe aos terrenos no sábado pela manhã, para apurar a denúncia dos moradores. Após uma avaliação da equipe, ficou constatado que na verdade eram dois terrenos divididos por um muro, e com dimensões maiores do que os relatados pelos moradores. Os terrenos estão divididos em duas partes. A primeira, menor, tem 20 mil metros quadrados, que abrigava um gramado com um campo de futebol. A segunda, de 50 mil metros quadrados, onde teria sido derrubada a maior parte da mata nativa do local.

Segundo o gerente de planejamento da secretaria, Alfredo Trindade, os responsáveis não foram encontrados na momento da vistoria. “Fomos até o local, na Rua Francisco Parise, em Santa Felicidade, e constatamos que, na verdade eram dois terrenos, e não apenas um, como havia sido divulgado. No local só estavam os trabalhadores limpando os terrenos. Não encontramos nenhum dos responsáveis”, explica.

“Ainda não sabemos se os responsáveis têm alguma autorização para terem derrubado as árvores. Fomos até o local, conversamos com o pessoal que estava no momento e deixamos um aviso para que em três dias, comparecessem na secretaria para prestar esclarecimentos sobre as denúncias. Estamos aguardando eles apresentarem documentação completa”, diz.

Os donos dos terrenos terão que apresentar o registro dos imóveis e a licença para a retirada da vegetação do local. Se ficar comprovado crime ambiental, a multa para os responsáveis pelos terrenos deve ficar em torno de R$ 8 a R$ 10 mil.

Voltar ao topo