Porto de Paranaguá prevê dez grandes obras em 2009

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina apresentou durante a Escola de Governo desta terça-feira (03) as 10 principais obras e projetos a serem realizados nos Portos do Paraná em 2009 e a serem pagas com recursos próprios.

“Hoje é um dia para promover as grandes idéias, fruto do trabalho do ex-superintendente Eduardo Requião. Nós lançamos para sociedade estes projetos com a aprovação do governador e esperamos que estas realizações coloquem o porto numa situação cada vez mais competitiva”, afirmou o superintendente da Appa, Daniel Lúcio Oliveira de Souza.

Um dos principais projetos para 2009 é a compra de uma draga. Segundo o superintendente, a Diretoria Técnica da Appa já deu início ao processo de elaboração dos termos técnicos de referência para a compra do equipamento e deve finalizar o trabalho em 30 dias.

“O Porto de Paranaguá tem dinheiro suficiente para comprar uma draga sem recorrer a nenhum tipo de financiamento. Este equipamento servirá para realizar a manutenção dos portos paranaenses e também prestar serviços para outros portos no Sul do Brasil”, disse Requião.

Nesta fase, acrescentou o governador, o governo do Estado vai estudar os termos desta compra, podendo instituir uma empresa pública ou de economia mista.

Mercosul

A criação do Porto do Mercosul também foi citada como uma das prioridades da Appa. As áreas na Ponta do Poço, onde o porto será instalado, já foram declaradas áreas de utilidade pública, mas uma briga judicial vem dificultando o processo. Há interesses de se criar um porto privado na área, apesar da ilegalidade.

“Nós temos caixa para criar o porto na Ponta do Poço e vemos uma dualidade no Governo Federal”, afirmou Requião. “O presidente Lula afirma uma coisa e o Ibama diz que vai realizar audiências públicas para a instalação de um porto privado no local, coisa que é rigorosamente impossível diante da legislação brasileira numa área que é de Paranaguá”.

O porto público – destacou o governador – não é de uma empresa só. “O porto faz toda a economia respirar e permite que pequenas e grandes empresas tenham acesso à importação e à exportação”, afirmou.

Entre as obras previstas estão também o Terminal Público de Fertilizantes e o Pátio Público de Veículos, que já estão em fase final de obras e com inauguração marcada para o próximo dia 5 de março.

Com o início da operação do Pátio Público de Veículos – localizado em frente à sede administrativa da Appa – o Porto de Paranaguá amplia de nove para 11 mil unidades a capacidade estática para armazenagem de veículos. A obra custou R$ 2,24 milhões e vai permitir que montadoras que não tenham áreas arrendadas na área primária do Porto possam operar em Paranaguá.

O Terminal Público de Fertilizantes também vai otimizar a descarga no cais. Hoje, o Porto de Paranaguá é o principal importador de fertilizantes do Brasil. Com o terminal, que tem capacidade estática de 30 mil toneladas, será possível fazer a interligação com terminais na retroárea, dando agilidade nas operações.

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