População joga lixo em parque de Foz

A falta de conscientização de pessoas que freqüentam o Parque Monjolo, no centro de Foz do Iguaçu, e de moradores dos terrenos próximos estão prejudicando a paisagem do espaço de lazer. A última limpeza realizada no local foi feita em fevereiro deste ano pela Secretaria de Meio Ambiente. De lá para cá, o parque voltou a acumular grande quantidade de lixo. Para recuperar a área, a Prefeitura iniciou na quarta-feira uma nova etapa dos serviços, e uma tonelada de lixo sólido já foi retirada do local.

Foram encontradas garrafas de vidro e plásticas, isopor e até a porta de uma geladeira e parte de um fogão. Além da retirada do lixo feita por funcionários da frente de trabalho, também está sendo realizado o serviço de roçada dentro do parque e nos terrenos que cercam a área.

O mutirão de limpeza está reunindo cerca de 50 homens entre funcionários da frente de trabalho e da empresa que tem a concessão do serviço de limpeza e lixo em Foz. Para que a recuperação seja completa, um barco da secretaria está recolhendo o lixo deixado no leito do lago que forma o parque e na ilha localizada no centro da área de lazer.

Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente, Sérgio Caimi, parte do lixo encontrado no local surgiu de um terreno que fica ao lado do parque. Os moradores do local trabalham com separação de produtos recicláveis e parte do material que não é aproveitado acaba indo para o Monjolo. O secretário informou que a família já foi notificada e funcionários da secretaria vão visitar o local para fazer um trabalho de conscientização com essas pessoas.

Fiscalização

Para evitar que continuem jogando lixo e sujando o parque, dois funcionários da frente de trabalho foram escalados para permanecer na área fazendo a conscientização dos visitantes e manutenção da limpeza. Eles também estarão identificando as pessoas que jogam lixo nos terrenos baldios próximos ao parque.

Voltar ao topo