Petrobras simula acidente na BR-476

A imagem de um carro e um caminhão danificados fora da pista chamava a atenção de quem passava na manhã de ontem pelo quilômetro 207 da BR-476, na cidade histórica da Lapa. No local, a Petrobras, através da Unidade de Negócio de Industrialização do Xisto (Six) e da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), realizou um treinamento de situação de emergência voltado ao treinamento de pessoal.

A situação fictícia mostrava um acidente envolvendo um carro de passeio e um caminhão-tanque carregado com 30 mil litros de óleo de xisto. Na encenação, metade do produto vazou e atingiu o Arroio do Passo 2, localizado às margens da rodovia. Para reproduzir o efeito do óleo na água, foram utilizados 30 quilos de pipoca. ?A pipoca é sem sal, sem açúcar e sem óleo, não devendo fazer mal algum aos peixes que vivem no arroio?, explicou o gerente regional de Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Petrobras, Fernando Henrique Falkiewicz. ?Treinamentos como o de hoje (ontem) são realizados com freqüência. Nos estados da região Sul, acontecem pelo menos três vezes a cada ano.?

Foto: Daniel Derevecki

Cinco acidentados foram atendidos prontamente.

A simulação envolveu cerca de sessenta pessoas. Cinco representavam vítimas com ferimentos levadas de ambulância a hospitais da Lapa. Os demais participantes eram, além de funcionários da própria Petrobras, integrantes da Defesa Civil, da Polícia Rodoviária Federal, Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Prefeitura da Lapa, Concessionária Caminhos do Paraná, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e transportadora Via Dupla Transportes.

?O treinamento faz com que os participantes estejam mais preparados para atuar em situações reais. Durante o exercício, também acontecem coisas inesperadas e as pessoas percebem situações que nunca perceberiam se ficassem só na teoria?, disse Fernando. ?Nos próximos dias, será feita uma avaliação ampla do simulado, onde serão apontados pontos positivos do que foi realizado e indicadas melhorias para pontos negativos.?

A simulação teve início às 9h20 e terminou no começo da tarde. Durante todo o tempo, as ações dos participantes foram monitoradas e analisadas. 

Voltar ao topo