Perigo de deslizamentos no Litoral do Estado

A chuva ininterrupta que atingiu nos últimos dias o litoral do Paraná pode causar deslizamentos de terra na região. Embora tenha diminuído a intensidade pluviométrica ontem, a possibilidade de deslizamentos deixou a Defesa Civil em alerta. Até o início da noite de ontem, no entanto, nenhuma ocorrência foi registrada.

De acordo com o tenente Eduardo Gomes Pinheiro, da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil no Paraná, deslizamentos de terra podem ser uma das conseqüências enfrentadas pela quantidade de chuva nos últimos dias.

“Eventualmente, encostas podem sofrer deslizamentos, mas não temos como prever locais exatos”, afirmou Pinheiro. Em dois dias, choveu mais de 200 milímetros no litoral, quantidade superior à prevista para todo o mês de novembro.

Além de atingir as regiões norte e oeste do Paraná, na quarta-feira a chuva de granizo deixou estragos em Cândido de Abreu, na região central do Estado. Segundo o morador José Amaro de Lima, várias pessoas ficaram desabrigadas. “A população praticamente não recebeu ajuda da prefeitura”, reclamou.

Em muitos municípios, ontem foi dia de trabalhar para contabilizar os estragos. Em Maringá, equipes da Secretaria dos Serviços Públicos trabalhavam na remoção de entulhos deixados pelo temporal. Hoje deve ser feita a retirada de galhos e entulhos dos canteiros centrais das avenidas Morangueira e Colombo.

“Uma das dificuldades é que a umidade do solo e o peso das folhas e galhos encharcados ainda estão provocando quedas de árvores. Só hoje (ontem) caíram mais três árvores por conta dos ventos”, contou o gerente de conservação do município, Claudemir Celestino.