Ensino superior

Paulo Pimentel é homenageado em Londrina

O diretor-presidente da Editora O Estado do Paraná, Paulo Pimentel, foi homenageado ontem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). O evento faz parte das comemorações dos 38 anos de fundação da instituição, criada no período em que Pimentel foi governador do Paraná (1966-1971).

De acordo com o reitor da UEL, Wilmar Marçal, a atitude de Paulo Pimentel à época foi de grande valia para as cidades do interior do Estado. “Entendemos que o governador teve uma grande visão ao interiorizar o acesso ao ensino superior. Ele foi o responsável pelo surgimento não apenas da UEL, mas também da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Ao criar essas instituições de ensino, o governador Paulo Pimentel permitiu que o interior se desenvolvesse plenamente”, disse.

O reitor afirmou ainda que todos os paranaenses são discípulos de Paulo Pimentel, pois “ele fez acreditar que, com trabalho, podemos realizar tudo”. Ao discursar para uma plateia de aproximadamente cem pessoas, entre autoridades municipais, professores e servidores da UEL, o ex-governador afirmou estar muito tocado com as palavras e fatos de seu governo.

“Criei as universidades estaduais porque não acredito que o Estado possa se desenvolver sem educação e sem cultura”, enfatizou Pimentel. Paulo Pimentel foi à homenagem acompanhado de sua filha, Vera Lúcia Lunardelli Pimentel, e dos netos Daniel Pimentel Slaviero, Eduardo Pimentel Slaviero e Paulo Pimentel Paranhos.

Além da homenagem, o ex-governador foi agraciado com uma placa de prata em reconhecimento e agradecimento pelo pioneirismo em interiorizar o desenvolvimento do Paraná.

Daniel Procópio/UEL
Pimentel: educação para o desenvolvimento do interior do Estado.