Participação de pais na escola é pequena

A participação dos pais na vida escolar ainda é pequena em algumas escolas. Para difundir a importância da presença dos pais, o Ministério da Educação promoveu ontem, em todo o Brasil, o Dia Nacional da Família na Escola.

No Paraná a campanha foi ampliada com a realização da Semana Paranaense da Família na Escola – nos meses de abril e novembro. Mesmo assim, diversas escolas no Estado desenvolveram atividades para marcar a programação nacional.

Na escola estadual Barão do Rio Branco, em Curitiba, os pais fizeram a decoração nas salas de aula e corredores do colégio. Eles também participaram de festas junto com os filhos e assistiram a apresentação de um coral formado, basicamente, por alunos. O ponto alto das atividades foi a mostra de Literatura, que destacou o romantismo como movimento fundamental para o desenvolvimento da sociedade por volta de 1800. Os trabalhos foram apresentados por alunos da segunda série do ensino fundamental, sob coordenação do professor Olmiro Carvalho.

Para o diretor da escola, Pedro Billó, a data estipulada pelo Ministério da Educação apenas reforça um trabalho que vem sendo desenvolvido na escola desde 98 com a implantação da gestão compartilhada. “Com a participação dos pais nós temos conseguido várias melhorias, como a construção das salas de artes e de recreação. Além disso, os pais sempre estão presentes na vida escolar e como resultado temos alunos mais satisfeitos e com melhor rendimento”, afirmou Billó. Para a presidente da Associação de Pais e Mestres (APM) da escola, Maria Aparecida Ribeiro a adesão dos pais só foi conseguida quando as mudanças positivas começaram a aparecer. “Hoje a APM possui uma sala na escola e sempre tem um pai trabalhando como voluntário e ajudando a decidir os rumos do colégio”, comentou.

Oposição

Mas a realidade não é a mesma em todos os estabelecimentos de ensino. Na escola municipal Itacelina Bittencourt, na vila Guaíra em Curitiba, a participação dos pais na vida escolar ainda é muito pequena. O diretor, Edson Pinheiro di Credo comenta que o dia de ontem foi apenas mais uma data para tentar conscientizar os pais da importância da presença deles na escola. “A ausência é sempre justificada pela falta de tempo e até mesmo pela condição de pobreza das famílias”, disse Credo.

Os poucos pais que compareceram na escola assistiram um vídeo feito para avaliar a progressão do aluno. Mas o material também evidencia a realidade pessoal dos estudantes, que nos depoimentos fizeram declarações de amor aos pais, mas também pediram para não apanhar mais ou para que eles deixassem de beber. O diretor comenta que como trabalham com crianças de comunidades carentes – vilas Parolim, Lindóia e Guaíra – os resultados são lentos pois muitos não tem nem roupa para ir para a escola, são desnutridos e não tem noções de higiene. O diretor adiantou que através de uma parceria com um posto de saúde da comunidade, médicos virão fazer o atendimento no local, pois 40% dos 500 alunos da escolas têm piolho, sarna, verminose e feridas pelo corpo.

Programa quer presença de pais

Há dois anos a Secretaria Estadual de Educação vem procurando motivar e sensibilizar os pais a estarem presentes na vida escolar. Isso vem acontecendo por meio de encontros regionais promovidos em Faxinal do Céu. No último fim de semana, 350 pais da região de Pato Branco participaram do encontro. Entre os dias 7 e 9 de junho, mais quatrocentas pessoas de treze Núcleos Regionais de Ensino estarão reunidos para discutir o tema “APM – Mobilização de Pais e Qualidade de Ensino”.

E como resultado desses encontros foram formadas dez associação de pais no Paraná, que representam cerca de um milhão dos 1,6 milhão de alunos matriculados no Estado. De acordo com o coordenador da Assessoria de Mobilização Educacional da Secretaria de Estado de Educação, Edson Ezair Pontes, as associações ajudam a discutir políticas para a educação no Paraná, e o Estado sai na frente em termos de organização entre os pais e a escola. Isso, segundo Pontes, deverá refletir no rendimento escolar, como indica uma pesquisa feita pelo Ministério da Educação na qual as dez melhores escolas do País em termos de rendimento tiveram a participação dos pais. (RO)

Voltar ao topo