Parapsicólogos se encontram em Curitiba

Começou ontem e vai até amanhã o 3.º Encontro PSI de Curitiba. Promovida pela Faculdades Integradas Espírita, o evento traz à cidade alguns dos mais renomados parapsicólogos e pesquisadores de parapsicologia do mundo. ?É um evento importante para desenvolvermos maneiras de ampliar o financiamento para pesquisas e para possibilitar a troca de idéias entre pesquisadores de vários países?, conta Fábio Eduardo da Silva, pesquisador e professor do curso de Parapsicologia da instituição.

Silva acrescenta que ao final do encontro será criada uma associação para pesquisa para levantar fundos para estudos em todo o mundo. ?Trata-se de uma área do conhecimento que se baseia inteiramente em pesquisas e experiências, que depende inteiramente de seu lado prático. Por isso é necessário um grande nível de investimento?, acrescenta. Durante o evento serão apresentados resultados de trabalhos científicos, mesas-redondas e palestras.

Para o psicólogo norte-americano Stanley Kripnner, um dos pioneiros na investigação de fenômenos parapsicológicos e que está em Curitiba para o encontro, essa ciência sofre com o preconceito de outras áreas científicas por se arriscar em terrenos que dificilmente apresentam resultados empíricos imediatos. ?Mas há 100 anos se estudava na parapsicologia coisas como a hipnose, que hoje são parte da psicologia. Com certeza, em algum ponta da história, haverá uma integração entre o que estudamos atualmente, como psicocinésia ou precognição, com as ciências tradicionais?, acredita.

Voltar ao topo