Paranaense vai comandar soroptimismo

A paranaense Chloris Casagrande Justen assume o cargo de governadora do Soroptimist International of The Americas-Região Brasil amanhã, no Clube Curitibano. A organização não-governamental reúne voluntárias em todo o mundo que trabalham na melhoria da qualidade de vida e em defesa dos direitos humanos.

Chloris é a primeira paranaense a desempenhar a função. Além de representantes brasileiras, já confirmaram presença na posse associadas do México, Paraguai e Bolívia.

Experiência

Antes de assumir o cargo, Chloris acompanhou o trabalho de sua antecessora, Tânia Machado de Sá, durante dois anos. Sua dedicação aos projetos soroptimistas sempre foi marcante e decisiva para que ela vencesse a eleição para a governadoria por unanimidade. Entre outras funções que desenvolveu na organização está a coordenadoria Geral de Educação na América do Sul.

Nos dois anos que atuará na governadoria, sua principal meta é expandir a atuação do Soroptimismo no Brasil, instalando novos clubes e conquistando novas associadas. Ela também pretende ampliar a divulgação do trabalho soroptismista e resgatar a memória da organização no Brasil. Entre as campanhas sociais programadas estão a de erradicação do trabalho infantil e reorganização do trabalho do adolescente e pela água e a conservação do planeta.

Trajetória

A nova governadora dedicou boa parte de sua vida à educação. Chloris é pedagoga especializada em Administração Escola e Magistério. Estudou no Instituto do Desenvolvimento do Potencial Humano, na Filadélfia, EUA. Além de trabalhar como professora, foi diretora do Instituto de Educação do Paraná e vice-presidente do Conselho Estadual de Educação.

Chloris atuou no processo de implantação do Estatuto da Criança e do Adolescente e é membro da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB/PR. Escritora e poetisa, ela publicou livros e ensaios, faz parte da Academia Paranaense de Letras e preside o Centro Paranaense de Cultura Feminina. É autora das obras O ECA e a Instituição Escolar (didática, para professores), Jogo de Luz (poesias), Conversando sobre o Soroptimismo (crônicas), História do Paraná no Sistema Estadual de Ensino (pesquisa) e Novo Tratamento Curricular das História do Paraná no Ensino Fundamental e Médio (pesquisa).

Soroptimismo

O Soroptimist International nasceu em 1921, nos EUA. A palavra deriva de soror (irmã) e optimist (otimista) e identifica a organização que reúne profissionais e executivas que trabalham em projetos voluntários para o avanço do status da mulher e o respeito aos direitos humanos.

A organização atua em 120 países com a participação de 100 mil sócias. Entre as mulheres famosas que já fizeram parte do grupo está a princesa Diana. O Soroptimist International é formado por quatro federações: Américas, Grã-Bretanha e Irlanda, Europa e Pacífico. Cada uma delas é dividida em regiões. A brasileira integrava a Região da América do Sul mas, devido sua importância, foi desmembrada em julho de 1996.

A Região Brasil congrega atualmente cerca de 1.200 mulheres em quarenta clubes existentes em oito Estados e no Distrito Federal. No Paraná, o Soroptimist International foi fundado em 1957, por Pompília Lopes dos Santos. Para fazer parte do Soroptimist International, as voluntárias precisam ser profissionais independentes que possam dispor de seu dinheiro para contribuir com os projetos.

Voltar ao topo