Paraná poderá prever potenciais desastres naturais

O Paraná terá capacidade para prever com até três dias de antecedência os fenômenos meteorológicos e potenciais desastres naturais. Atualmente, a antecedência é de um dia. O novo prazo, inédito no Brasil, foi anunciado pelo governador Beto Richa na solenidade em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Richa entregou equipamentos de ponta e anunciou investimentos de R$ 53 milhões para a modernização do sistema de monitoramento, prevenção e alerta de desastres naturais no Paraná. Os novos equipamentos asseguram a possibilidade de reconhecer fenômenos climáticos fortes e extremos, como chuva, vento, granizo e tempestades elétricas.

Estratégias

Com isso, haverá mais condições para evitar ou reduzir as consequências de desastres como deslizamentos, enchentes, tempestades de raios e também dos desastres de causas antrópicas, por exemplo, as contaminações ocasionadas por produtos químicos perigosos.

Também foi lançada a “Agenda Verde do Paraná”, que prevê 30 medidas estratégicas para a área ambiental no Estado, realizadas durante o ano de 2013, de forma integrada.

Voltar ao topo