Paraná perde cidadã benemérita

Foi enterrada ontem, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, em Curitiba, Dalila de Castro Lacerda. Nascida em Ponta Grossa, numa família de quinze irmãos, era filha do major Vicente de Castro, um dos líderes dos maragatos no Paraná, e de Maria Augusta da Silva Castro. Viúva do ex-reitor da UFPR e ex-ministro da Educação Flávio Suplicy de Lacerda, Dalila faleceu em sua residência, em Curitiba, aos 94 anos de idade.

Destacou-se pela atuação no campo assistencial. Foi uma das fundadoras da Liga das Senhoras Católicas do Estado (onde instituiu um restaurante para os menos favorecidos, cursos de nutricionista e de trabalhos manuais, postos de assistência aos favelados do Rio Belém, de Curitiba). Foi presidente da Fundação de Assistência aos Psicopatas do Paraná, do Centro de Apoio da Escola para Excepcionais Mercedes Stresser, do Movimento Popular pró-Hospital Nossa Senhora da Luz (manicômio governamental, aberto a pessoas pobres); presidente, ainda, da Associação de Proteção à Maternidade e à Infância Saza Lattes; fundadora da Casa da Estudante Universitária de Curitiba e da União Cívica Feminina do Paraná.

Realizações

Fundou também a Apae e o Instituto Pestalozzi. No Rio de Janeiro, integrou atividades da Legião Brasileira de Assistência e da Cande. Era integrante nata do Conselho de Assistência Social do Paraná, e recebeu o título de Cidadã Benemérita do Paraná.

Voltar ao topo