Paraná investe em ações para proteger recursos hídricos

Amanhã é o Dia Mundial da Água. Seu uso racional é um dos grandes desafios da humanidade. No Paraná, segundo o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), Luís Eduardo Cheida, várias ações estão sendo feitas para que o Estado continue tendo quantidade e qualidade de água.

A principal delas é a alteração nas atribuições da Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa). “Ela vai ser transformada numa agência estadual de águas. Faz parte do projeto Bacia Azul”, explicou o secretário.

Segundo Cheida, a Suderhsa vai regulamentar a cobrança pelo uso da água e os planos de utilização das dezesseis bacias hidrográficas do Paraná. “Cada bacia vai ter um comitê formado junto à sociedade responsável por arrecadar recursos e planejar o que fazer. Em contrapartida, a Suderhsa vai executar as obras”. Para isso, porém, a legislação deve ser mudada. “Vamos enviar à Assembléia essa mudança. Espero ter a lei aprovada até o segundo semestre”, revelou.

Para a conservação da água, ele cita o plantio de 90 milhões de árvores nativas até 2006 para recompor a mata ciliar. Só amanhã, um milhão de árvores serão plantadas no Estado. Num primeiro momento, serão gastos R$ 25 milhões. “A mata ciliar é a vegetação existente à beira dos rios, em volta das nascentes e de lagos. As raízes formam uma espécie de esponja que filtra a água e a joga em lençóis subterrâneos. Quanto mais mata ciliar, mais pura será a água”, explicou.

Voltar ao topo