Ensino integral

Paraná é o último lugar em índice do Ensino Médio no Censo Escolar 2022

ensino medio pr
Foto: Lucas Fermini / SEED.

O Paraná é o estado brasileiro com a menor proporção de estudantes matriculados em tempo integral na rede pública de ensino médio. Os dados são do Censo Escolar 2022 e foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

De acordo com as informações enviadas pelo próprio governo Ratinho Jr., o estado tem 4,4% dos estudantes de ensino médio das escolas públicas estudando em tempo integral. O índice é quase cinco vezes menor que a média nacional (20,4%) e 14 vezes menor do que o primeiro colocado no ranking, o estado de Pernambuco (62,5%).

LEIA TAMBÉM:

>> Morre no Paraná criança que esperava pelo remédio mais caro do mundo

>> “Agora vamos conseguir dormir. Justiça”, desabafa viúva após desfecho do caso Ana Paula Campestrini

Não é a primeira vez que o Paraná fica na lanterna quando analisado esse dado do Censo Escolar. No ano passado, o ensino médio da educação pública do estado também constava no último lugar, com índice de apenas 3,6%.

Líder em tecnologia

O Paraná é o que oferece a maior quantidade de computadores por aluno entre todas as redes de ensino estaduais do Brasil. Segundo o levantamento do próprio Censo 2022, o Paraná conta com computadores e/ou notebooks em 99,4% das instituições da rede estadual de ensino, numa distribuição equivalente a um computador para cada seis alunos da rede estadual. Em seguida ficam os estados de Mato Grosso do Sul (cobertura em 98,6% das escolas) e Ceará (98%).

Outro ponto positivo da pesquisa é a oferta de conectividade nas escolas. A rede estadual paranaense ocupa o primeiro lugar nacional em oferta de Internet entre as redes públicas estaduais. Todas as 2.109 escolas da rede estadual de ensino do Paraná estão conectadas à internet.

Para 2023, o objetivo é manter o Paraná entre os melhores na infraestrutura tecnológica. Nos dois primeiros meses deste ano, 77.300 equipamentos de informática foram adquiridos e serão entregues às escolas da rede estadual nos próximos meses.

Para o secretário da Educação, Roni Miranda, os recursos tecnológicos auxiliam o professor na hora da aprendizagem. “O uso da tecnologia é fundamental para o processo de modernização que a educação pública do Paraná tem lutado para promover. Por meio do uso destes recursos, em complemento à educação tradicional – é possível vislumbrar uma formação cada vez mais forte para os alunos do nosso estado”, afirmou Miranda.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.