Solidariedade

Papai Noel ciclista alegra crianças em Curitiba

O ar de cansaço deu lugar a um sorriso. Ana Flávia, de 8 anos, faz quimioterapia no Hospital de Clínicas (HC), em Curitiba. Há três semanas, encontrou um Papai Noel em uma lanchonete na região do hospital e fez um pedido: queria uma mochila.

Ontem, o sorriso super aberto veio quando o bom velhinho entregou o presente que ela tanto sonhava. “Achei muito legal”, conta Ana Flávia. “Apesar de tudo, será um Natal mais contente”, fala a mãe, Eliane Cristina da Silva.

Por trás da fantasia está o aposentado Paulo Cesar Bonfim, que há 30 anos faz voluntariado. Todos os anos, a partir de novembro, ele se veste de Papai Noel e sai pelas ruas de Curitiba pedindo doações, seja em dinheiro, brinquedos novos ou usados. “Quando surgiu a ideia, eu pensei: se eu vestir a fantasia pela primeira vez, vestirei para o resto da vida”, conta.

Só neste ano, Bonfim auxiliou na entrega de 650 brinquedos. Somente em uma creche no Jardim Mercúrio ele fez a festa com 150 crianças. Os brinquedos foram comprados por “madrinhas e padrinhos”, de diversos locais. A arrecadação de doações segue até o dia 24.

Identificar Bonfim pelas ruas de Curitiba é fácil. Ele anda com uma bicicleta toda enfeitada e com um cartaz informando a atividade que promove. Enquanto percorre a cidade, o Papai Noel espalha a alegria do Natal, seja com um sorriso, um aceno ou com a música natalina que ele coloca no sistema de áudio instalado na bicicleta.

Ontem, em frente ao HC, por exemplo, Bonfim encantou várias crianças, que o paravam constantemente. Mas quem disse que Papai Noel também não faz pedido de Natal? Para 2010, Bonfim quer ajuda para conseguir uma espécie de bicicleta motorizada.

A justificativa: ele anda cerca de 150 quilômetros por dia de bicicleta enquanto realiza a campanha. Quem quiser ajudar ainda em 2009, ou no ano que vem, pode entrar em contato pelo telefone (41) 9218-2225.

Voltar ao topo